Futura Tintas apresenta o novo visual da marca e traz lançamentos inéditos para o mercado

Indústria investe em pesquisa de percepção de clientes e consumidores, redefine sua identidade visual e reforça seu posicionamento no mercado de tintas imobiliárias

A percepção sobre o que a marca Futura Tintas representa para seus consumidores e clientes pautou o novo posicionamento estratégico da indústria e de seus lançamentos para 2012. Além das novas embalagens e de uma grande mudança em toda a identidade visual da marca, a empresa traz uma novidade inédita pra o mercado brasileiro: o lançamento da primeira tinta econômica sem cheiro do país. Com essa novidade, a Futura Tintas passa a ser a primeira marca a oferecer um portifólio completo de tintas acrílicas sem cheiro e com performance superior.

A reformulação da identidade da marca é o reflexo de um propósito verdadeiro de melhoria de vida e relacionamento. “Somos a primeira indústria a oferecer um portfólio completo de tintas acrílicas sem cheiro. Fizemos isso porque queremos promover o bem-estar e a saúde dos nossos funcionários e do cliente final, que poderá aplicar a tinta com muito mais conforto e segurança”, afirma Angela Chapper, gerente de Marketing da Futura Tintas.

A redefinição visual das embalagens e logotipias é uma das etapas de mudança da expressão visual da marca e confere um aspecto muito mais contemporâneo, organizado e humano, exibindo informações de forma clara para o consumidor. O novo logotipo da Futura Tintas traduz a sua relação com a cultura deste país, num splash com a forma do mapa do Brasil.

Uma transformação de dentro para fora
A arquitetura da marca passou por mudanças. A linha econômica volta a se chamar Cortex, uma homenagem às origens da Futura, que nasceu como uma pequena fábrica de tintas látex e massa corrida com este mesmo nome.

Os valores originais da empresa propõem a oferta de itens de qualidade, a realização do sonho de um novo ambiente, de uma vida melhor e mais colorida. “A nova expressão da empresa mostra a ação em andamento. A imagem da transformação é a força motriz da nova marca”, explica Romy Hayashi, do estúdio Chelles&Hayashi Design, responsável pela nova identidade da marca.

Isso é obtido por meio da expressão dos elementos de linguagem. O splash (nas categorias premium e standard) e o rolo de tinta (na categoria econômica) representam a obra em andamento, ou seja, a transformação em curso. As fotos de ambiente coloridos e decorados, simbolizam a concretização do sonho.

As linhas Premium e Standard são apresentadas nas cores aço escovado e branca, respectivamente, combinadas com cores vibrantes, claramente brasileiras. A linha Econômica, representada pela já consagrada linha Cortex, tem uma representação própria, marcada pelas áreas de pintura por rolo, mas mantendo todo o colorido do conceito institucional. “A transformação e a brasilidade são parte da alma da Futura Tintas, que sempre teve nos clientes e consumidores a base para inspiração do seu trabalho”, afirma Angela.

Outra grande novidade é a organização das informações nas embalagens, que levou em conta a dificuldade dos usuários em compreender com clareza e objetividade o produto, suas atribuições e sua melhor aplicação.

Gráficos e desenhos explicativos agora fazem parte das bulas explicativas dos produtos, para facilitar a memorização e o entendimento das funcionalidades. A principal característica de cada produto é destacada na área central da embalagem. A linguagem gráfica traduz a modernidade, transformação, acessibilidade, toda a essência da marca Futura Tintas. As embalagens também divulgam o contato de atendimento do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas (CEATOX) a fim de diminuir e precaver casos de intoxicação acidental. Quando reunidas, as latas formam um mosaico, pois cada embalagem oferece três faces com splashes e conteúdos que se complementam e proporcionam uma exposição ainda mais atraente no ponto de venda.

A nova expressão da marca é reflexo da revitalização dos valores fundamentais da empresa, pois traduzem a forma que ela assume desafios reais, como lançar a primeira tinta econômica sem cheiro do mercado. “Isso demonstra que a mudança ocorreu de fato, de dentro para fora, de maneira verdadeira e comprometida. Agora, é a vez do consumidor e dos colaboradores colherem estes benefícios”, conclui Angela Chapper.

Conheça a linha completa Futura Tintas
A arquitetura de marca foi pensada levando em conta o posicionamento institucional e das marcas de produtos sob a regência da Futura Tintas:

- Futura Premium: Tinta Acrílica, Tinta para Piso, Esmalte Base Água, Texturas e Gel de Efeitos.

- Futura: Tinta Látex Acrílica Standard, Massa Corrida, Massa Acrílica, Tinta para Gesso, Selador Acrílico e Fundo Preparador de Paredes.

- Futurit: Esmalte Sintético, Vernizes e Complementos Sintéticos.

- Cortex: Tinta Acrílica Econômica.

Outras novidades serão apresentadas durante a Feitintas 2012 (Feira e Simpósio Internacional de Tintas 2012).

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