Portas utilizam fibras naturais com poliuretano

A Sonderhoff (Köln, Alemanha) apresentou no simpósio da associação da indústria de espumas plásticas FSK, um poliuretano reforçado com 40% de fibra de linho. O simpósio ocorreu na Volkswagen de Wolfsburg, ano passado.
 
O novo material foi apresentado pelo gerente de desenvolvimento da Sonderhoff Chemicals, Volker Welsch, num papel de título "Qual é o potencial para o poliuretano reforçado com fibra natural?". Segundo Welsh, o material reforçado com fibra natural tem 67% de conteúdo de matéria-prima reutilizada. Isso não se deve apenas ao linho, mas também ao uso de poliol com um alto conteúdo naturalmente reutilizado.
 
Welsch descreveu as vantagens usuais das fibras de linho em relação às fibras de vidro em termos de mais baixa densidade e ao fato de que os plásticos reforçados com linho não dão origem a arestas pontudas em caso de fratura, o que é o caso de fibras de vidro e especialmente de carbono.
 
Welsch sustentou que o novo material possui potencial para ser usado como uma alternativa de poliuretano a produtos baseados em resina epóxi fabricados pelo processo de infusão de resina, e isso tanto em termos de propriedades como em facilidade de processamento.
 
Segundo o executivo, o novo sistema de poliuretano hidrofóbico de baixa viscosidade proporciona alta resistência mecânica. Welsch ilustrou algumas características apresentando um painel de porta feito com o material, similar ao painel de porta do VW Golf.
 
Segundo a Sonderhoff, há interesse no mercado pelo novo sistema de PUR reforçado com fibra natural, sendo que a empresa está ainda desenvolvendo esses materiais. Espera-se que as possibilidades de aplicação sejam bem mais amplas que o painel de porta apresentado em Wolfsburg, disse Welsch. 

Confira mais notícias