Bayer MaterialScience traz inovação e tecnologia para o alto rendimento de atletas

Divisão de materiais inovadores investe em pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas especiais para tênis de corrida e roupas esportivas da Adidas

Atletas de todo o mundo passaram muito tempo se preparando para os eventos esportivos deste ano. Na busca pela sonhada medalha de ouro, além da dedicação aos treinamentos, o uso da tecnologia certa também faz a diferença no resultado final. É nessa hora que inovações como a linha Impranil®, da Bayer MaterialScience, entram em campo para ajudar os competidores a superar limites.

O revestimento da linha Impranil® está presente nos novos tênis de treino "adiPure", da Adidas, que proporcionam uma corrida com movimentos naturais, aproveitando a anatomia e a mecânica do corpo – como as do metatarso e do calcanhar. Com propriedades únicas, devido ao revestimento têxtil baseado na dispersão poliuretânica da Bayer, os calçados cobrem totalmente o pé do corredor, como uma “segunda pele”.

Este revestimento, que se destaca por sua elasticidade, é aplicado precisamente nos pontos em que o pé necessita de maior apoio. Ele “abraça” o pé do atleta, sem comprometer a liberdade de movimentos, o que resulta em uma experiência de corrida natural perfeita do esportista, dando equilíbrio e agilidade aos movimentos.

Para desenvolver o projeto, especialistas da Adidas posicionaram diversos sensores nos pés descalços dos corredores e, com a aplicação do Impranil®, obtiveram  possibilidades quase ilimitadas de formatos. Todo o conceito do revestimento têxtil foi criado pela Bayer MaterialScience, em parceria com a Adidas, e aperfeiçoada em testes de laboratório.

O produto da Bayer também está presente em outras modalidades esportivas. No basquete, por exemplo, camadas de Impranil® são utilizadas como ligas altamente elásticas nos uniformes confeccionados pela Adidas com a tecnologia TECHFIT™ PowerWeb. Quando esticadas durante a competição, estas ligas armazenam brevemente a energia do movimento do atleta – que normalmente seria perdida – e a convertem em aumento de velocidade e potência. Além de melhorar o desempenho dos músculos, elas também ajudam a evitar a fadiga prematura. Em uma compressão mais alta, evitam a vibração muscular indesejada que pode afetar os resultados do competidor.

Tecnologia a serviço do esporte
Essas não são as primeiras contribuições que a parceria entre a Bayer MaterialScience e a Adidas traz aos esportistas de ponta. Juntas, as multinacionais alemãs têm um histórico de mais de 25 anos no esporte. Recentemente, as empresas apresentaram ao mundo a Tango 12, bola de futebol usada na edição 2012 da Eurocopa.

Desenvolvida com tecnologia de última geração, a Tango 12 tem textura superficial similar a uma sarja. Sua estrutura exterior é formada por cinco camadas de poliuretanos da linha Impranil®, que melhoram o contato com o pé do jogador em todas as condições meteorológicas. Há ainda uma camada de espuma sintática adicional, de cerca de um milímetro de espessura, com milhões de microcélulas cheias de gás. Com isso, a bola recupera rapidamente a forma esférica depois de ser chutada, garantindo o movimento ideal durante as partidas.  
Um outro material de especialidade da Bayer MaterialScience – da linha de produtos Dispercoll® U – também é utilizado na Tango 12, tornando a bola praticamente impermeável. Mesmo sob chuva pesada, seu peso não aumenta mais que 0,1%, assegurando melhor controle pelos jogadores.

Confira mais notícias