Bayer MaterialScience traz ao Brasil sistema de poliuretano inovador

Utilizado nos Estados Unidos e Europa, o Multitec é o sistema mais moderno para fabricação de banheiras, com baixa emissão de voláteis e maior segurança na fabricação

A Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, prepara mais uma novidade para o mercado brasileiro. A partir deste mês, a empresa começa o fornecimento do Multitec, um sistema de poliuretano (PU) desenvolvido para substituir a resina poliéster reforçada com fibra de vidro usada no revestimento de banheiras.

Já utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, o Multitec é uma espuma rígida de PU obtida pela reação de um poliol formulado com o isocianato MDI, menos agressiva ao meio ambiente e ao homem. Possui excelentes propriedades mecânicas e desempenho superior no isolamento térmico e acústico, quando comparado às alternativas disponíveis no mercado. Além disso, o Multitec tem o ciclo de cura mais rápido que outros produtos utilizados, garantindo maior agilidade ao processo e ganhos de produtividade.

“O Multitec será utilizado inicialmente na fabricação de banheiras de luxo. Com suas propriedades térmicas e mecânicas, possibilita a fabricação de peças melhores tanto para manter a água quente por mais tempo quanto para proporcionar mais conforto acústico durante o banho”, explica o gerente de Marketing e Aplicação Técnica da Bayer MaterialScience, André Borba. Segundo o executivo, este é um mercado que movimenta R$ 120 milhões por ano no Brasil e que deve aumentar em 15% até 2014.

Outras importantes vantagens do Multitec estão relacionadas à sustentabilidade e à segurança dos trabalhadores que atuam na produção das peças. O composto de resina de poliéster e fibra de vidro, hoje o mais usado na fabricação de banheiras plásticas, emite um grau muito alto de compostos orgânicos voláteis (que liberam gases tóxicos no ambiente de trabalho) e contém fibra de vidro, que penetra na pele dos operários em contato direto e pode ocasionar problemas de saúde. Já o Multitec é aplicado com o auxílio de máquinas e deixa uma quantidade muito inferior de resíduos, o que garante maior segurança dos trabalhadores, com um local de produção mais limpo e com baixo grau de agressão ao meio ambiente. A previsão é que as primeiras banheiras revestidas com o Multitec estejam disponíveis no mercado no segundo semestre de 2012.

Confira mais notícias