LANXESSOBTÉM LUCRO RECORDE EM 2011
EBITDA doprimeiro trimestre de 2012 deve ultrapassar o mesmo período do ano anterior, de€ 330 milhões para € 350 milhões

A empresa deespecialidades químicas LANXESS continuou seu caminho de crescimento em 2011,com recorde de vendas e lucros. Graças à estratégia do Grupo de preço antes devolume, aquisições bem-sucedidas e do foco nos mercados emergentes, as vendassubiram 23%, para € 8,8 bilhões, na comparação a 2010. O EBITDApré-excepcionais aumentou 25%, superando a marca de € 1 bilhão pela primeiravez na história da companhia.

A margem EBITDA pré-excepcionaisficou em 13,1%, em comparação com 12,9% no ano anterior. O lucro líquido subiudesproporcionalmente em comparação com as vendas e EBITDA pré-excepcionais,melhorando em um terço em relação ao ano anterior, para € 506 milhões.

“Após lucro recorde em 2011, a LANXESS obteve uminício promissor em 2012. Esperamos obter EBITDA pré-excepcionais entre € 330milhões e € 350 milhões no primeiro trimestre deste ano. Isso significa quevamos ultrapassar o recorde estabelecido no mesmo período do ano passado”,disse o CEO da LANXESS, Axel C. Heitmann. "Nossos planos de crescimentocontínuo se baseiam em inovações e tecnologias que atendam às megatendênciasglobais, especialmente a mobilidade, com o foco principal em soluções paramobilidade sustentável”.

Em 2011, aLANXESS obteve vendas de aproximadamente € 1,5 bilhão, cerca de 17% do totaldas vendas com produtos e tecnologias para a “Mobilidade Verde”. “Nósplanejamos aumentar este valor em 80%, para cerca de € 2,7 bilhões até 2015”, disse Heitmann.

Trimestre sólido em 2011

No quarto trimestre de 2011, a LANXESS teve uma melhora em suas vendas de 16%, nacomparação com o trimestre já muito forte do ano anterior, para aproximadamente€ 2,1 bilhões. O EBITDA pré-excepcionais ficou em € 174 milhões, um pouco acimado nível do ano anterior, de € 172 milhões.

Houve um ligeiro declínio namargem EBITDA pré-excepcionais, para 8,2% (4º trimestre de 2010: 9,4%) comoresultado de paralisação de manutenção nas instalações de produção de borrachasintética, baixas contábeis no estoque no valor de € 35 milhões, ligadas àsmatérias-primas, e redução do estoque por parte dos clientes.

Desenvolvimentode negócios forte nos mercados emergentes

A LANXESS registrou ganhos de dois dígitos nas vendas em todas as regiões em2011. O maior crescimento foi alcançado na AméricaLatina, onde as vendas aumentaram 26%, para € 1,2 bilhão. Aparticipação da região nas vendas do grupo subiu para quase 14%. O principalestimulador de crescimento foi o segmento de Performance Polymers no Brasil.

Nos cinco países do BRICs (Brasil,Rússia, Índia, China e África do Sul), as vendas subiram de 28% em relação aoano anterior, para € 2,1 bilhões. Isto representa 24% das vendas do Grupo - umponto percentual a mais do que no ano anterior.

Crescimentoem todos os segmentos motivado pelas megatendências

Performance Polymers obteve asmaiores vendas de todos os segmentos, com aumento nos  lucros de 37%, paracerca de € 5,1 bilhões. As unidades de negócios Butyl Rubber e Performance ButadieneRubbers beneficiaram-se com a forte demanda do mercado de pneus de equipamentooriginal e substituição.

Nas unidades de negóciosTechnical Rubber Products e Semi-Crystalline Products, as vendas aumentaram porcausa da crescente demanda dos fabricantes de automóveis. As vendas da unidadede negócios Technical Rubber Products tiveram o maior aumento percentual após aaquisição da DSM Elastômeros, com o negócio Keltan EPDM. EBITDApré-excepcionais para o segmento subiu 40%, para €768 milhões.

As vendas no segmento Advanced Intermediates aumentaram9,5% em 2011, para € 1,5 bilhão, graças, principalmente, à demanda fortecontínua por agroquímicos. Na unidade de negócios Saltigo, volumes defungicidas intermediários aumentaram, enquanto os volumes de intermediáriosfarmacêuticos caíram. O EBITDA pré-excepcionais aumentou quase 2%, para € 264milhões.

O segmento Performance Chemicalsmelhorou as vendas em 7,7% em 2011, para € 2,1 bilhões. As unidades de negóciosRubber Chemicals e Rhein Chemie, que geram uma proporção significativa de suasvendas com os clientes das indústrias relacionadas com automóveis, obtiveramvolumes consideravelmente mais elevados. As vendas na unidade de negóciosInorganic Pigments recuaram devido a uma queda nas encomendas da indústria daconstrução civil no fim do ano. EBITDA pré-excepcionais para o segmentoaumentou quase 3% para € 289 milhões.

Sólidaposição financeira

A LANXESS continuou a implementar com sucesso sua estratégia de crescimento em2011 graças ao bom desenvolvimento de negócios, ao sólido fluxo de caixaoperacional resultante e à situação financeira sólida. As saídas de caixa paraas despesas de capital aumentaram 36% em relação ao ano anterior, para € 679milhões, bem acima do nível do ano anterior, de € 501 milhões. Os investimentosem Pesquisa e Desenvolvimento aumentaram em cerca de 24%, para € 144 milhões.

Para 2012, a LANXESS estáplanejando saídas de fluxo de caixa de cerca de € 600 milhões para despesas decapital. O orçamento de pesquisa e desenvolvimento irá aumentar em 40% emrelação ao ano anterior.

O fluxo de caixa operacional evoluiu muito bem em 2011. Apesar do aumento docapital de giro, este número importante melhorou de € 430 milhões para € 672milhões. A dívida financeira líquida aumentou de € 913 milhões para € 1,5bilhão de euros.

"As principais razões para este aumento foram as aquisições e despesas decapital mais elevadas", disse o CFO mundial da LANXESS, Bernhard Düttmann.A proporção da dívida líquida em relação ao EBITDA pré-excepcionais aumentouapenas ligeiramente, de 1,0 para 1,3. “Este número é prova da nossa boa gestãofinanceira”, acrescentou Düttmann.

Aumento de dividendos proposto

“Nossa proposta de dividendos, de € 0,85 por ação, reflete o nosso bomdesenvolvimento em 2011. Isto corresponde a um aumento de 21% em comparação a 2010”, disse Heitmann. Estaproposta, equivalente a um pagamento total de cerca de € 71 milhões, serádecidida na Assembleia Anual dos Acionistas da empresa, em Colônia, em 15 demaio de 2012.

Aumento damão de obra global

O número de colaboradores da LANXESS no mundo cresceu 12% no ano passado, paraum total de 16.390. Este aumento foi resultante principalmente das aquisições enovas contratações relacionadas com a estratégia de crescimento da empresa.Mais de 200 novos empregos foram criados em Pesquisa e Desenvolvimento por sisó, principalmente na Alemanha. A LANXESS emprega atualmente mais de 730cientistas e engenheiros em todo o mundo.

Confiantepara o exercício de 2012

Em vista do início promissor, a LANXESS está confiante em relação ao seudesenvolvimento de negócios em 2012, com crescimento sólido esperado nosmercados emergentes. A megatendência de mobilidade ganhará importânciacrescente. A empresa prevê desenvolvimento sólido contínuo em mercados finaisagrícolas e também espera uma recuperação gradual na indústria da construção.

As incertezas permanecem, como altos níveis de dívida pública, taxas de câmbiovoláteis, flutuação dos preços das matérias-primas e padrões cautelosos deencomenda por parte de alguns clientes europeus. Como de costume, a empresaapresentará um panorama mais detalhado para o corrente ano, na publicação deseu relatório do primeiro trimestre no dia 9 de maio de 2012.

O segmento Performance Polymers voltará a beneficiar-se em 2012 com o aumentoestimulante da demanda por "pneus verdes". Isto será apoiado peladiretiva de rotulagem da UE, que entra em vigor em novembro de 2012. A LANXESS também vêoportunidades de crescimento para plásticos de alta tecnologia em vista datendência contínua de redução de peso dos veículos.

No segmento Advanced Intermediates, a empresa prevê que a demanda globalpermanecerá positiva em 2012, especialmente na área de produtos agroquímicos.Uma recuperação gradual na indústria da construção na Europa e nos EstadosUnidos, juntamente com a continuação de uma demanda estável na indústriaautomotiva, vai impulsionar o desenvolvimento de Performance Chemicals.

Novas capacidades, que serãoimplementadas durante o ano, também contribuirão para o crescimento em todos ostrês segmentos. "Estamos no caminho para um maior crescimento e seguimos aprogramação para alcançar o nosso objetivo de lucro em médio prazo, de € 1,4bilhão em 2015”.

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