Rhodia investe e monta laboratório exclusivo para impulsionar inovação na área depoliamidas e intermediários

A Rhodia, empresa do grupoSolvay, está investindo em torno de um (1) milhão de euros na montagem de umlaboratório de Pesquisa e Desenvolvimento dedicado exclusivamente ao seunegócio de Poliamida e Intermediários. O novo laboratório está sendo instalado no Centro de Pesquisas da Rhodia em Paulínia (SP, um dos cinco grandes centrosde P&D da empresa no mundo.

A GBU (Global Business Unit)Poliamida e Intermediários da Rhodia atua mundialmente na produção ecomercialização de insumos e matérias-primas utilizadas por indústrias do setorde poliamidas (polímeros, plásticos de engenharia, fios e fibras têxteis eindustriais) e do poliuretano, que possui inúmeras aplicações. No Brasil, aplanta industrial desta atividade está instalada no complexo químico daempresa, em Paulínia.

Segundo Carlos Silveira, diretor daRhodia Poliamida e Intermediários América Latina, o laboratório é umapeça-chave para a empresa conquistar novos mercados a partir do desenvolvimentode novas moléculas e da identificação de novas aplicações para as tecnologiasjá existentes.

“Estamos promovendo umamudança no cenário atual dessa área de negócio, com o objetivo de ampliar onosso faturamento através do desenvolvimento de novos produtos”,acrescenta Silveira. Antes de dispor de seu próprio laboratório, a unidade denegócio contratava horas de equipes do Centro de Pesquisas de Paulínia (CPP)para as atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Entreos equipamentos do novo laboratório, um dos destaques é a injetora para odesenvolvimento de espumas de poliuretano, produto derivado da cadeia do ácido adípico,com inúmeras aplicações, entre as quais solados de tênis e calçados e espumaspara colchões. Dois projetos já em andamento estão voltados à identificação denovas aplicações no mercado de poliuretano. Em breve, iniciam-se as pesquisasvisando ao desenvolvimento de novas moléculas.

O laboratório funciona com equipeprópria, de quatro pesquisadores, sob o comando de Wagner Lourenço, gerente deP&D da empresa. Além da atuação em pesquisa e desenvolvimento, olaboratório também agregará importantes benefícios no âmbito da assistênciatécnica e do estabelecimento de parcerias tecnológicas junto aos clientes.

Confira mais notícias