Governo basco investe em janelas mais eficientes

Espanha - O governo basco, no ano passado, concedeu subsídios no total de 1,54 milhões de euros para substituir mais de nove mil janelas de casas em Euskadi, a fim de promover a economia de energia. O Departamento de Indústria de Basco lançou, recentemente, os resultados do Plano de Renovação de Janelas 2011, que ultrapassou o orçamento estimado em 1,4 milhões, e substituiu mais de nove mil janelas por outras mais energeticamente eficientes.

A ajuda chegou a 22% do investimento total, com um limite de 1,2 mil euros por domicílio. Dos mais de 2.170 pedidos recebidos, 96% foram aprovados, com um subsídio médio de 740 euros por agregado familiar. Com esta medida, espera-se alcançar uma economia de energia no setor residencial equivalente a 800 toneladas de petróleo ao ano, ou a energia usada para calefação de 2,9 mil casas com três residentes cada. Desde o seu início, em 2008, este programa já subsidiou mais de 20 milhões de euros para a renovação de 103 mil janelas em 23 mil casas.

O Ministério da Indústria afirmou que as casas em Euskadi têm uma idade média de 40 anos e um consumo de energia altamente fragmentado. A introdução gradual de fontes de energia mais limpas como gás natural melhorou a situação energética das casas, embora a instalação de isolamento eficiente esteja ajudando a reduzir o consumo de energia para uso de aquecimento.

( Fonte: ABC.es)

Confira mais notícias