Edificações sustentáveis brasileiras crescem 50% em 2012

Palestra gratuita, promovida pela ASBRAV, apresentou o mercado em expansão e as principais novidades no conceito de Green Building.

Os empreendimentos sustentáveis brasileiros cresceram 50% em apenas um ano, segundo a organização não governamental Green Building Council Brasil (GBC), entidade que certifica edificações com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no país. Em 2011, a soma de construções certificadas chegou a 430. Em setembro de 2012, este índice aponta aproximadamente 600 empreendimentos verdes em solo nacional. Os dados foram revelados durante palestra sobre "Green Building", realizada pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), em conjunto com o Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), na noite de 25 de setembro.

O evento foi ministrado pelo engenheiro, professor e gerente técnico LEED da GBC Brasil, Marcos Casado. O especialista apresentou uma novidade que poderá fazer este número crescer ainda mais no Brasil: um referencial para a construção e adaptação de casas sustentáveis, voltado para o mercado residencial e disponível para consulta pública. O objetivo é criar parâmetros nacionais ainda inexistentes sobre a sustentabilidade em residências, que buscam além da criação de ambientes mais saudáveis e com redução de extração de recursos naturais, maior viabilidade econômica.

- Nossa ideia é viabilizar a criação de residências com um maior conforto, qualidade ambiental interna e que de fato produzam uma redução do consumo de energia e água. O referencial tem características particulares brasileiras, já que foi produzido aqui. Ele não é destinado apenas para imóveis novos. Serve de parâmetro para qualquer tipo de reforma ou adaptação. É um grande norteador que dá critérios de como fazer e se preocupar com questões de eficiência energética, uso racional da água e qualidade ambiental interna - explica Marcos Casado.

Metade dos empreendimentos novos a serem entregues até 2013 serão construções sustentáveis. A meta mundial é que a Certificação LEED alcance mais de 200 mil edificações até o final de 2012. O referencial teórico sobre construções de residências sustentáveis está disponível para consulta no site www.gbcbrasil.org.br.

Durante o encontro, foi demonstrada a preocupação das causas ambientais em relação a recentemente anunciada medida do Governo Federal, que reduzirá taxas nas contas de energia elétrica a partir de 2013. Segundo Marcos Casado, sem conscientização, a medida causará o aumento do consumo e o ideal seria criar uma tabela de referência, onde a redução aconteceria de acordo com a economia de energia.

- Seria uma forma inteligente de fomentar a busca de equipamentos com menor consumo energético, sem comprometer de fato a questão do consumo de recursos naturais do país, que é um grande problema atualmente - conclui Casado.

Os participantes do evento receberam instruções sobre o MBA de Construções Sustentáveis realizado em Porto Alegre. O curso encontra-se em sua segunda turma, sendo promovido pelo INBEC em parceria com a ASBRAV. A especialização é voltada para arquitetos, engenheiros, administradores e demais profissionais graduados interessados no assunto. Informações adicionais e inscrições podem ser obtidas através do site www.inbec.com.br/rs ou pelo telefone (51) 3342.2964

Perfil-A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Confira mais notícias