Novo caminhão Scania 6x2/4
Modelo de trem bala a ser implantado no Brasil

Atender a uma necessidade do mercado, permitindo mais rentabilidade ao transportador. Foi com essa proposta que a Scania apresentou ao mercado brasileiro de caminhões o modelo 6X2/4, o primeiro caminhão nessa especificação produzido pela marca no país.

O novo caminhão, que possui seis rodas, duas de tração e quatro direcionais, via permitir ao transportador maior capacidade de carga; sua capacidade é de até 19,5 toneladas; implementos mais longos e menos pneus no solo, o que vai proporcionar uma redução significativa dos custos operacionais.

A capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume como, por exemplo, baú, sider, carga seca e tanque, está ainda maior, o que permite que o veículo tracione implementos maiores, sem deixar de atender às especificações da legislação, já que trafega em menos raios de pneus (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente, já que o raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.

Os novos caminhões saem de fábrica com entre-eixos de 4.050 mm, distância entre-eixo de apoio e tração de 1.250 mm e entre-eixos direcionais de 2.800 mm. Os freios são a distância com EBS, sistema de alta performance de frenagem. A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.

Pensando na segurança e em uma melhor condução do veículo, os novos caminhões da Scania possuem um completo pacote de opcionais, que inclui computador de bordo. Esse recurso auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível.

O novo câmbio recebeu um software mais inteligente: o sistema escolhe a marcha adequada para cada tipo de situação, fazendo a leitura da topografia e do comportamento do motorista, o que resulta em uma condução mais segura, além de maior eficiência, produtividade e ergonomia. (Boléia)

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