Abiplast intensifica discussão do Acordo Setorial de Logística Reversa com Sindicatos Patronais

Encontro promovido pela entidade em São Paulo reuniu representantes de seis estados

Representantes dos Sindicatos Patronais da Indústria do Plástico se reuniram no último dia 17, em São Paulo, para apresentação e discussão da proposta para o Acordo Setorial de Sistema de Logística Reversa para Embalagens Plásticas de Produtos Pós Consumo Não-Perigosos.

“O Acordo Setorial reúne um conjunto de medidas a serem realizadas pelos setores público e privado para a implementação do Sistema de Logística Reversa das embalagens que compõem a fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, exceto aquelas classificadas como perigosas pela legislação brasileira, considerando a viabilidade técnica e econômica, bem como o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente”, explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho. “Está primeira reunião marca o início da intensificação das discussões sobre o tema, que devem se estender durante todo o semestre”, avalia.

A proposta de acordo foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente no dia 19 dezembro de 2012, conforme determinou o Edital de Chamamento 02/2012 em atendimento à Lei 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e o Decreto 7.404/2010, que a regulamentou. O acordo foi elaborado pela Coalizão Empresarial, grupo formado por entidades representantes dos fabricantes, usuários, importadores,  distribuidores e comerciantes de embalagens,  liderada pelo CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem,  do qual a Abiplast faz parte.

Estiveram presentes na reunião representantes do Sindiplast (SP), Simpepe (PE), Simpep (PR), Simplago (GO), Simplás e Sinplast (RS), Simplast (MG) e Sindiplastes (ES).

Confira mais notícias