Fundação Espaço ECO lança “Cidades Sustentáveis – O Jogo da Socioecoeficiência”

Ferramenta pedagógica traduz, de forma lúdica e prática, o conceito de socioecoeficiência, promovendo reflexão em executivos e funcionários sobre o impacto das ações cotidianas das empresas e sua relação com a sustentabilidade

A Fundação Espaço ECO, instituída pela BASF, indústria química líder mundial, acaba de lançar o “Cidades Sustentáveis – O Jogo da Socioecoeficiência”, ferramenta de educação corporativa que tem o objetivo de fazer com que cada participante entenda, de forma prática, conceitos como sustentabilidade e socioecoeficiência, refletindo sobre a relação entre estes e suas atitudes cotidianas.

Composto por um tabuleiro para até seis pessoas, o jogo propõe que o grupo cumpra a missão de recuperar cidades abandonadas para que se tornem novamente habitáveis, seguindo um modelo socioecoeficiente. Para isso, são apresentadas algumas adversidades aos jogadores, que precisam fazer escolhas sustentadas por valores de sustentabilidade e tomar decisões frente às situações propostas.

O jogo foi criado a partir da necessidade de se traduzir o conceito de socioecoeficiência para diversos públicos, principalmente o corporativo. Além disto, é uma ferramenta que permitirá às empresas aprimorem a visão de seus modelos de gestão, identificando os impactos da sustentabilidade em seu negócio.

“Com o jogo, queremos que os participantes reflitam sobre seu cotidiano e como suas decisões podem ser mais conscientes, gerando um aprendizado concreto dessa experiência. Isso pode ser aplicado tanto no ambiente de negócio para aprimorar o processo decisório, como também no dia a dia, por meio da busca por produtos mais sustentáveis, por exemplo”, explica Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da FEE.

Na prática
O jogo inicia-se com uma carta convocatória para formar a equipe que trabalhará para recuperar a cidade escolhida para aquela rodada. Em seguida, um vídeo introduz o desafio da missão, convocando os participantes para fazerem parte da agência CAOS. Um facilitador conduz o jogo explicando as etapas a serem cumpridas a fim de atingirem o objetivo de recuperar a cidade de maneira sustentável. No total são seis etapas de jogo.
O momento ápice de reflexão e aprendizagem acontece ao final da quinta etapa, quando as decisões já tomadas são analisadas, e, portanto, resultam em índices tangíveis de socioecoeficiência – somada a pontuação obtida em cada etapa. Quanto maior o índice de socioecoeficiência, maior também será a longevidade da cidade.

Para saber se as metas estipuladas no jogo foram atingidas, a sustentabilidade é analisada com parâmetros baseados nos fatores de ponderação ambientais, econômicos e sociais do SEEBALANCE, uma ferramenta abrangente para mensuração da sustentabilidade de um produto, serviço ou processo, que considera os aspectos ambientais, econômicos e sociais ao longo de todo o ciclo de vida das alternativas avaliadas. A Fundação Espaço ECO® tem a exclusividade da aplicação dessa ferramenta na América Latina.

“Com esse jogo reforçamos nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade. Isso é a sustentabilidade que se mede e que se aprende”, finaliza Roberto Araújo, diretor-presidente da FEE.
Após seu lançamento, a ferramenta já está disponível para aplicação no mercado em âmbito nacional. Além do tabuleiro, o jogo - com previsão de duas horas de duração - é composto por dados, cartas convocatórias em diversas cores, dossiês de cada cidade abandonada e folhetos que trazem informações para as tomadas de decisão pautadas em aspectos ambientais, sociais e econômicos, além de um sistema de pontuação. Estima-se que hoje existam mais de seis mil cidades abandonadas no mundo. Algumas delas fazem parte do jogo com plantas fictícias. Entre elas estão: Hashima (Japão), Balestrino (Itália) e São João Marcos (Brasil).

Sobre a Fundação Espaço ECO

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF - The Chemical Company, com o apoio da GIZ, agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é um Centro de Excelência em Educação e Gestão para a Sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

Confira mais notícias