Expectativa da indústria de materiais diminuiu em janeiro

O Termômetro mensal da ABRAMAT referente ao mês de janeiro registra que 37% da indústria estão otimistas sobre as ações do governo para o setor da construção civil. Em janeiro do ano passado, a sondagem apontava um otimismo de 50% do empresariado.

O estudo também aponta que 71% da indústria pretendem investir nos próximos 12 meses, tendo uma queda de 3% em relação ao mês anterior e de 4% no comparativo com janeiro de 2012.

O primeiro mês de 2013 manteve o mesmo percentual de dezembro de 2012 na utilização da Capacidade Industrial, de 82% na média das empresas. No mesmo mês, em 2012, o indicador chegou a marcar 84%.

Para Walter Cover, presidente da entidade, a atual percepção do empresariado com relação às ações do governo se dá devido ao fraco desempenho das vendas da indústria de materiais em dezembro último e em 2012 como um todo. “As expectativas de vendas para fevereiro indicam um ligeiro crescimento, porém as intenções de investimento do setor devem aumentar a partir dos primeiros leilões dos programas do Governo Federal de concessões da infraestrutura e logística, bem como da melhoria do ambiente de negócios em geral”, comenta.

Confira mais notícias