Últimas Notícias - Composites

Mizumo fornecerá soluções para a Sabesp em oito cidades


Com soluções diferenciadas, a empresa amplia os contratos com a concessionária
paulista e os sistemas para tratamento de esgoto
beneficiarão quase dez mil habitantes

 

A Mizumo, referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETE), tem intensificado sua parceria e relacionamento com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para quem fornece soluções customizadas segundo cada necessidade.

Recentemente, a Mizumo venceu novas licitações que beneficiarão as cidades de Capela do Alto (Bairro do Porto), Eldorado (Distrito Barra do Braço), Magda, Miracatu (Distrito Biguá), Nova Colômbia (Distrito Laranjeiras), Pedranópolis (Distrito Santa Izabel do Marinheiro), São João das Duas Pontes (Vila Aparecida) e Monteiro Lobato (Bairros Souzas e São Benedito), graças à versatilidade de seus produtos. Somadas, as contratações totalizam cerca de R$ 3.500.000, que resultarão no tratamento de aproximadamente 1.680.000 litros de esgoto por dia.

Para conquistar os novos contratos, a Mizumo realizou estudos das documentações e exigências da Sabesp, que possibilitaram apresentar propostas mais competitivas em comparação às demais empresas participantes do processo. O cronograma de entrega e operação dos sistemas, definido pela concessionária, variará de acordo com cada projeto.

Para o gerente de mercado da Unidade de Negócios Mizumo, Giovani Toledo, a vitória em todos estes projetos é a confirmação da empresa como fornecedora homologada da Sabesp e de sua eficiência no atendimento às necessidades das concessionárias.

 

Flexibilidade industrial
As soluções da Mizumo diferenciam-se pela possibilidade de combinar tecnologias diferentes, de acordo com a necessidade do projeto. Para atender às licitações da Sabesp, a Mizumo se utiliza de uma linha de produtos reconhecida pela robustez, reduzido custo operacional, garantia de desempenho no tratamento biológico do esgoto, suporte técnico e que, além de modular - permite ser ampliada ou removida e remanejada para outros locais –, requer pouco espaço físico para instalação.

As ETEs que atenderão os novos projetos da Sabesp terão tanques com diâmetros variados, fabricados de PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), o que confere resistência e alta proteção química à corrosão do esgoto sanitário. O processo de tratamento associará várias tecnologias de domínio da Mizumo, tais como processos anaeróbios e aeróbios. As soluções serão completas, conforme cada contrato, e incluirão equipamentos periféricos como sistemas de gradeamento, estação elevatória de esgoto (EEE), tanques de contato e painéis com módulo supervisório, como parte do sistema de desinfecção, etc.

Os sistemas fornecidos atenderão a vazões variadas: em Capela do Alto, serão 550 m³/dia, para atender a 3.300 habitantes; em Eldorado, 120 m³/dia, para 655 habitantes; em Magda, 548 m³/dia, também para 3.300 habitantes; em Miracatu, 40 m³/dia, para 240 habitantes; em Nova Colômbia, 120 m³/dia, para 650 habitantes; em Pedranópolis, 72 m³/dia, para 478 habitantes; em São João das Duas Pontes, 60 m³/dia, para 420 habitantes; e em Monteiro Lobato, 120 m³/dia e 50 m³/dia, para 559 e 366 habitantes, respectivamente.

A instalação destes equipamentos em cada cidade ocorrerá conforme os processos definidos pela Sabesp e será realizada por etapas, conforme a entrega dos equipamentos e depois de executada as obras civis de infraestrutura necessárias.

Em todos os municípios, o efluente tratado será descartado nos corpos receptores da região (córregos e rios), porém sem riscos de contaminação, pois a Mizumo atende a todas as normas e legislações vigentes. Os contratos preveem, ainda, serviços de operação assistida após a instalação dos equipamentos, de acordo com prazo acordado com a Sabesp.

 

Experiência comprovada
A parceria com a Sabesp não é recente. Desde 2003, a Mizumo fornece equipamentos à Sabesp e, em 2010, destacou-se o fornecimento das ETEs para os bairros Guatambu e Mandi, localizados no município de Itaquaquecetuba (SP) - ambos com vazões superiores a 30 L/s e que beneficiam um total de 35 mil pessoas -, como parte dos investimentos da concessionária para o Projeto Tietê. Esses contratos demonstram sua capacitação operacional e contribuíram para o aprimoramento de seu know-how neste segmento, promovendo um grande alinhamento às expectativas daquela companhia.



  topo