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Piscina de fibra triunfa num mercado em que concreto é para poucos


Não há dúvidas, as piscinas de fibra são as preferidas do consumidor brasileiro. Num mercado que já se impõe como o segundo maior do mundo em número de piscinas instaladas,o total de clientes interessados nesse tipo de serviço quadriplicou. Os dados são de comparativa entre as solicitações enviadas através da versão brasileira do Piscinas.com (http://br.piscinas.com/) às empresas do setor durante o 1º semestre de 2013 e mesmo período do ano passado.
As piscinas de fibra são responsáveis por atrair mais clientes que as piscinas de concreto e vinil juntas. Elas abarcam quase 30% do total de solicitações enviadas no site, que, além de tipos de piscinas, conta com categorias de acessórios, equipamentos e serviços de manutenção. Esse dado ajuda a definir o perfil econômico desse consumidor, que procura basicamente duas coisas: obra rápida e barata.
Trata-se de um reflexo do aumento do poder aquisitivo da chamada classe C. Há dinheiro disponível para investimento, mas não o suficiente para arcar com uma piscina de concreto, que durante o 1º semestre foram as menos buscadas no site. Explicaria ainda a grande procura por reformas de piscinas, o quarto serviço com mais solicitações em Piscinas.com Brasil. A demanda por esse tipo de serviço aumentou 600% nesse primeiro semestre de 2013.
Demanda aquecida
Especializada em piscinas de fibra, a Aqualar Piscinas sente o aumento no interesse por parte dos clientes e ressalta um comportamento particular no setor em 2013. Isso porque ao invés de reduzir a movimentação a partir de junho, como é natural pela aproximação do inverno, o mês foi considerado um dos melhores do ano vigente.
“O faturamento continua estável, mas a procura por piscinas de fibra é muito grande. Aumenta a demanda por piscina, consequentemente por acessórios, e optamos por não repassar qualquer reajuste nos custos para não desacelerar o mercado. É preciso ter presente que isso da piscina não é uma coisa imediata: o cliente quer fazer, tem curiosidade, mas muitas vezes pergunta e recua, resolve adiar. Mas a previsão é positiva”, garante o proprietário, Isaías Daniel Goulart.
Outros dados interessantes
De acordo com as solicitações enviadas pelo Piscinas.com, o acessório mais buscado para a área de lazer foi capa para piscinas, incluindo os modelos de proteção e as capas térmicas. No ranking dos dez serviços mais buscados, elas foram responsáveis por 5% do total de solicitações enviadas e vêm seguidas pelas banheiras de hidromassagem. A procura por capas de piscinas aumentou 600% quando comparado ao primeiro semestre de 2012. O total de solicitações para banheiras de hidromassagem tampouco ficou atrás, com um incremento de mais de 400%.


 

O uso da Internet para a contratação de serviços já é uma realidade e o aumento no número de solicitações de clientes potenciais enviadas através do Piscinas.com corrobora essa tendência. Comparando os seis primeiros meses de 2013 e 2012, a variação no acumulado de solicitações foi superior aos 250%.
Concreto: sinônimo de personalização
Quem escolhe a piscina de concreto tem que estar preparado para desembolsar cerca de R$ 15 mil em uma piscina tradicional retangular (de 6x3x1,4 m), com mão de obra e equipamentos básicos inclusos. O investimento dispara à medida que o cliente acrescenta revestimentos exclusivos, complementos como hidromassagem ou mania do último verão: piscinas com transparência (detalhes em paredes e/ou fundo).
O custo dessa personalização é 36% maior que uma piscina de fibra, que demanda do cliente um investimento de R$ 11 mil, com mão de obra incluída.Especializada na execução de projetos e piscinas de concreto a Campestre Piscinas ressalta as diferenças entre os compradores de ambos os modelos:
“O que a gente percebe é que as pessoas que escolhem a piscina de concreto procuram por uma obra diferenciada, com maior durabilidade. São clientes com preocupações com o terreno, que desejam uma qualidade superior e um acabamento de excelência. Os clientes que buscam a piscina de fibra são justamente os da classe C, aqueles que tiveram um aumento no poder de compra e decidiram investir na construção de uma piscina. Esse não é o perfil do nosso cliente habitual”, explica Pierson Sena, do Departamento de Projetos.


Construída pela Campestre Piscinas. Concreto armado, revestida com azulejo 10 x 10 cm nas cores azul claro e azul escuro. Prianha, escada em alvenaria revestida com pedra, bar molhado e cascata em inox.

Além da versão brasileira do Piscinas.com, o site está presente em outros seis países (Espanha, Itália, França, México, Argentina e Chile). Em todos eles, somos referência, pela qualidade e total de empresas cadastradas.



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