Últimas Notícias - Composites

DuPont anuncia concurso de arquitetura
"Changing the Face 2013


Projeto é organizado pela DuPont e pela PKO Bank Polski, União dos Arquitetos da Polônia (OWSARP), Conselho de Construções Verdes da Polônia e Architizer.com

Varsóvia, 27 de junho de 2013 – A DuPont, em cooperação com o PKO Bank Polski, União dos Arquitetos da Polônia (SARP), o Conselho de Construções Verdes da Polônia e a Architizer.com, anunciou a sétima edição do concurso internacional de arquitetura “Changing the Face", cujo foco será um projeto arquitetônico na Polônia, o edifício Rotunda em Varsóvia.

A competição convida designs inovadores a revitalizar o prédio Rotunda, em Varsóvia, e apresentar uma nova e sustentável fachada para o maior banco da Europa Central, o PKO Bank Polski. Enquanto as edições anteriores desse concurso foram teóricas, a novidade deste ano é que o projeto vencedor será realmente construído!

O edifício Rotunda em Varsóvia, na Polônia, como é hoje. O concurso internacional de arquitetura "Changing the Face" convoca ideias inovadoras para a reconstrução da "fachada" e do interior do prédio.

O Rotunda do PKO é o ponto focal icônico do complexo urbano Zbigniew Karpiński 1962-69 no centro de Varsóvia. Localizado no cruzamento das duas ruas principais, o Rotunda é bem conhecido da cidade e o ponto de encontro local. O edifício é uma parte historicamente importante do tecido urbano da cidade do século XX. O redesenho dessa estrutura altamente simbólica é uma oportunidade inigualável de trazer uma atualização contemporânea a um grande marco moderno.

 

O edifício Rotunda em Varsóvia, na Polônia, como é hoje. O concurso internacional de arquitetura "Changing the Face" convoca ideias inovadoras para a reconstrução da "fachada" e do interior do prédio.

O conceito do concurso "Changing the Face" foi proposto inicialmente em 2008 durante um workshop dedicado ao Coliseu de Roma. Mais tarde, foram realizadas outras edições para incluir edifícios importantes nas cidades de Bucareste, Praga, Zagreb, Atenas e Moscou. Em cada cidade, os arquitetos foram convidados a trabalhar com um desafiador prédio público selecionado pela DuPont em colaboração com instituições locais.

Além de manter as características históricas do edifício Rotunda, a revitalização deve ser certificada com dois a três sistemas - LEED, BREEM ou DGNB. Uma condição extra definida pelos organizadores é o uso de pelo menos três materiais da DuPont escolhidos entre a superfície avançada DuPont™ Corian® para revestimento externo, as camadas de alto desempenho DuPont™ SentryGlas® e DuPont™ SentryGlas® Expressions™ para vidros laminados estruturais e decorativos, membranas avançadas DuPont™ Tyvek® para envelopar edifícios, os tecidos de arquitetura e proteção de superfícies para revestimentos de decoração DuPont™ Teflon® e as barreiras e soluções para proteção de plantas DuPont™ Plantex®.


Cronograma
Fase I                                                                           
Anúncio do concurso                                   4 de junho de 2013
Abertura das inscrições                                4 de junho de 2013
    Encerramento das inscrições                       15 de julho de 2013
Prazo para submissão do projeto                 19 de agosto de 2013 23:59 CET
Notificação dos resultados                           29 de agosto de 2013

Fase II                                                                          
Prazo para submissão do projeto                 7 de novembro de 2013 23:59 CET
Notificação dos resultados                           28 de novembro de 2013
Cerimônia de premiação                               28 de novembro de 2013

Júri:

Andrzej Bulanda - arquiteto, jurado OWSARP (Varsóvia)

Konrad Kucza-Kuczyński - arquiteto, jurado OWSARP (Varsóvia) - Presidente do júri do concurso
Michał Łojewski – designer gráfico, desenvolvedor da identidade visual do PKO Bank Polski (Varsóvia)

Tomasz Marszałł – diretor de marketing do PKO Bank Polski (Varsóvia)
Maciej Miłobędzki – arquiteto, jurado OWSARP (Varsóvia)

Marcin Mostafa – arquiteto, jurado OWSARP (Varsóvia)
Grzegorz Piątek, arquiteto/crítico de arquitetura (Varsóvia)

Rafał Schurma – arquiteto, Conselho de Construções Verdes da Polônia (Gliwice)
Włodzimierz Soboń, gerente de programas estratégicos da DuPont (Varsóvia)
Aleksandra Wasilkowska - arquiteta, jurada OWSARP (Varsóvia)

Prêmios:

Fundo de premiação: PLN 200,000 (duzentos mil zlotys) brutos (dependendo da taxa de câmbio - aproximadamente USD 62.000)

Primeiro prêmio: PLN 50.000 (cinquenta mil zlotys) brutos (dependendo da taxa de câmbio - aproximadamente USD 15.500) + projeto construído

Mais informações estão disponíveis em www.ChangingTheFace.com



  topo