Últimas Notícias - Composites

Comitê Automotivo da ALMACO fará apresentação na Fiberbus


Grupo mostrará como os compósitos podem contribuir com o aumento da resistência e a diminuição do peso dos veículos

 

No dia 18 de junho, o Comitê Automotivo da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) apresentou uma palestra na Fiberbus, moldadora de compósitos do Grupo Ruas, conglomerado que também controla a Caio Induscar, uma das principais montadoras de ônibus do país. Localizada em Botucatu (SP), a Caio Induscar tem capacidade para produzir 40 carrocerias por dia – emprega atualmente cerca de 4.000 pessoas.

         “Mostramos como a nossa cadeia produtiva avançou ao longo dos últimos anos, bem como as novas soluções que podemos oferecer ao setor de transporte, tanto em termos de materiais como de processos produtivos”, afirmou Paulo Camatta, gerente executivo da ALMACO e coordenador do Comitê Automotivo. 

        Entre as novidades, Camatta destacou alguns tipos de compósitos que reduzem o peso das peças sem afetar a resistência mecânica, o que ajuda a diminuir o consumo de combustível dos veículos. “Também apresentaremos alternativas de materiais mais resistentes, inclusive com proteção balística, e que possibilitam a obtenção do acabamento superficial ‘Classe A’ exigido pelas montadoras”, observou. 

        Formado por quinze especialistas em matérias-primas e moldagem de compósitos, o Comitê Automotivo da ALMACO já promoveu encontros semelhantes nas fábricas da Agrale, Ford, GM, Marcopolo, Neobus e Troller.

        Em 2012, o mercado de transporte ficou em segundo lugar no ranking dos maiores consumidores de compósitos do país, atrás apenas da construção civil. O material é usado para a fabricação de pára-choques, tetos, capôs e assentos, entre dezenas de outras aplicações.   



  topo