Últimas Notícias - Composites

Todo em composites, avião mineiro ‘Bumerangue Ex-27’ tem motor e hélice na traseira


Protótipo mais rápido da categoria está em fase de testes e poderá chegar ao mercado por US$ 250 mil

Um avião diferente chamado 'Bumerangue Ex-27' sobrevoou Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, na segunda-feira, 13. Desenvolvido com o apoio de profissionais das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de Uberlândia (UFU), a aeronave tem o motor e a hélice na parte traseira.

Em fase final de testes, o Bumerangue tem condições de voar por até quatro horas sem abastecimento, em um trajeto de cerca de dois mil quilômetros. Quando entrar em produção, deverá custar cerca de US$ 250 mil.

A aeronave começou a ser desenvolvida há seis anos pela Fábrica Brasileira de Aeronaves (Fabe), empresa sediada em Uberlândia. Para poder ser comercializado, o Bumerangue precisa completar 500 horas de voo.

Com capacidade para quatro passageiros, o protótipo recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria Aeronave Experimental ao ser lançado na Expo Aero Brasil.

De acordo com o empresário Douglas Cunha, da Fabe, o avião é o mais rápido da categoria e também o de melhor custo benefício no País.

Equipado com paraquedas balístico, trem de pouso retrátil e piloto automático, o aparelho já está em fase final de ensaios em voo e a próxima etapa será um programa de apresentação em todo o território nacional. "A partir daí começa a captação das intenções de compra para o início da linha de produção", explica o empresário.

Ficha técnica - Bumerangue EX-27 - Cross Country

O Bumerangue EX-27 Cross Contry é um aparelho quadriplace, monomotor, canard, com trem de pouso rtrátil e páraquedas balístico. É todo fabricado em composites com tecnologia avançada.

O motor, instalado na seção traseira da fuselagem, é um Continental Turbo TSIO 360 E, que desenvolve uma potência de 220 HP a 2.700 rpm, equipado com uma hélice MT de velocidade variável.

A acomodação do piloto e tripulantes é bastante confortável e ampla, tendo espaço livre para todos os comandos de vôo e equipamentos utilizados.

O painel de instrumentos é de tamanho suficiente para instalar todos os instrumentos de vôo e navegação por instrumentos.

Fonte: Estado - René Moreira/ FABE



  topo