Últimas Notícias - Composites

Mizumo incentiva atitudes de preservação ambiental com material educativo


O material, que será distribuído gratuitamente aos clientes, reúne dicas sustentáveis simples de como fazer o descarte correto dos resíduos sólidos e líquidos, além de
manter o bom funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário
projetadas pela empresa. A intenção é informar e conscientizar.

A Mizumo – empresa dedicada a produzir estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs), acaba de desenvolver um material educativo, destinado ao público em geral, que reside ou frequenta um empreendimento onde esteja instalado um sistema desenvolvido pela empresa.

Com orientações sobre cuidados com a ETE, úteis para qualquer edificação, o conteúdo é de fácil compreensão e tem como objetivo informar e despertar nos usuários dos empreendimentos onde existe uma estação de tratamento Mizumo instalada a conscientização quanto à importância do descarte correto dos resíduos sólidos e líquidos.

O material educativo da Mizumo será impresso e distribuído de forma gratuita aos clientes da marca que, eventualmente, estejam desenvolvendo ações voltadas a preservar o meio ambiente e a estação de tratamento em seus empreendimentos. Foi desenvolvido, também, uma versão em cartaz, que será fixado nas áreas de acesso comum do local de instalação.

“Mais do que um caráter instrutivo, de como manter a estação de tratamento de esgoto, o material tem o objetivo final de gerar ações que contribuam para melhorar o ambiente em que vivemos e, consequentemente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Pequenas atitudes fazem a diferença”, afirma Giovani Toledo, gerente geral da Unidade de Negócios Mizumo.

 

Atitudes simples e efetivas
Entre as dicas apresentadas, estão condutas simples e cotidianas que podem promover um efeito bastante positivo para o meio ambiente e ETE Mizumo. Um exemplo corriqueiro e eficiente é utilizar ralinho nas pias e tanques, para evitar que restos de alimentos entupam a tubulação. Da mesma forma, no caso do vaso sanitário, alerta-se que não se lance nenhum tipo de lixo, o que pode danificar a rede de esgoto e as bombas dos sistemas de tratamento.

Outro aspecto citado no material é a necessidade de não fazer o lançamento de óleo de fritura na pia ou no ralo, pois ele pode causar entupimento, refluxo ou mesmo o rompimento de redes de esgoto, danificando a tubulação e o funcionamento da estação de tratamento de esgoto, o que pode acarretar em custos com limpezas e manutenções desnecessárias. O material educativo da Mizumo ressalta ainda, que o óleo usado pode ser reaproveitado, por exemplo, na fabricação de outros itens, como sabão e ração animal. Em complemento, sugere a manutenção regular da caixa de gordura da edificação, indispensável para o bom funcionamento da ETE.

Outra dica da Mizumo disponível no material é optar por eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica, como lavadoras de roupa que oferecem o benefício adicional de possibilitar a reutilização da água da lavagem final na limpeza de pisos, resultando em uma grande economia de recursos hídricos. A empresa orienta, ainda, a utilizar produtos químicos biodegradáveis, que se decompõem rapidamente, mas sempre na dosagem recomendada pelo fabricante.

 

Ações complementares
Para Toledo, a informação é fundamental para o desenvolvimento de ações e hábitos voltados à preservação ambiental. Assim, a empresa oferece treinamento técnico aos clientes que usarão a ETE logo que o sistema entra em operação, onde são dadas instruções de manutenção e no qual são abordados os conteúdos apresentados no material educativo. “Procuramos dar todas as orientações sobre como preservar o sistema hidráulico e mecânico, de forma a garantir a eficiência da estação de tratamento”, esclarece.



  topo