Últimas Notícias - Composites

ALMACO desenvolve programa para avaliar a qualidade dos tubos de PRFV


A Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) criou um programa para avaliar a qualidade dos tubos de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV) usados por concessionárias de saneamento básico. A cada três meses, amostras das tubulações fabricadas pelos integrantes do Programa ALMACO de Qualidade (PAQ) Tubos são recolhidas pela Newtech, empresa credenciada pelo INMETRO e gestora técnica da atividade, e testadas para averiguar se estão de acordo com a norma NBR 15536.

“Assim como fizemos com as telhas, criaremos um selo de qualidade que poderá ser usado pelos fabricantes das tubulações aprovados pelo PAQ Tubos”, informa Paulo Camatta, gerente executivo da ALMACO. Para que os tubos façam parte do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), a associação apresentará ao Ministério das Cidades relatórios trimestrais com os resultados. “Também organizaremos encontros nas concessionárias de saneamento para mostrar os detalhes do programa e as vantagens de se especificar tubos de PRFV, produtos extremamente leves e resistentes”. Participam deste programa as empresas Joplas, O-tek e Petrofisa.

“Até março, avaliamos 324 corpos-de-prova das empresas participantes e a Joplas já está qualificada”, afirma Miguel de Souza, diretor comercial da Newtech.

Segundo Camatta, os postes de compósitos serão os próximos produtos a integrar um programa de qualidade da ALMACO. “Pretendemos reunir as empresas e iniciar as avaliações ainda no primeiro semestre”, completa.     
Mais informações em www.almaco.org.br



  topo