Últimas Notícias - Composites

Estaleiro de ‘submarinos da coca’


A polícia colombiana descobriu, com ajuda de agentes norte-americanos, uma fábrica artesanal de submarinos no norte do país, num sinal de que os traficantes continuam usando esse método para exportar cocaína para a América do Norte. Um aparelho em construção foi apreendido.

O general Luis Alberto Pérez, diretor da Polícia Antinarcóticos, afirmou que a oficina, fabricada de madeira, tinha capacidade para cerca de 40 pessoas e ficava em uma zona de selvas, nas imediações de Puerto Escondido, perto do litoral do Caribe.

Ele acrescentou que o submarino de fibra de vidro, com capacidade para transportar seis toneladas de cocaína, e o estaleiro artesanal, pertenciam à quadrilha de traficantes chamada Los Urabeños.

A utilização dos submarinos por narcotraficantes tem sido comum nos últimos anos. Segundo as autoridades, os criminosos aproveitam o fato de que a Colômbia ser banhada por dois oceanos, além de se constituir no maior produtor mundial de cocaína, com cerca de 300 toneladas anuais.

A maioria da droga é levada pelos criminosos ao México e depois vai para os Estados Unidos e Canadá. Desde 1993, a Marinha colombiana e a polícia apreenderam pelo menos 71 submarinos fabricados pelo narcotráfico.

Os Estados Unidos, maior aliado da Colômbia na luta contra o tráfico, já entregaram a Bogotá mais de US$ 6 bilhões em equipamentos militares, treinamento de agentes policiais e programas de assistência social desde 2000.

Em 2010, a Colômbia confiscou 156 toneladas de cocaína, e desde o começo de 2011 já foram apreendidas outras 80 toneladas, segundo estatísticas oficiais.

Fonte: Estado



  topo