Últimas Notícias - Composites

Blindagem de carros deve bater novo recorde no país em 2013, revela pesquisa da Abrablin


Novo levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) revela que o setor segue crescente no país. De acordo com a pesquisa, no primeiro semestre de 2013 foram blindados 4.769 veículos, um aumento de 11,55% em comparação ao mesmo período de 2012, quando 4.275 carros receberam a proteção. A previsão que a entidade faz é que, até o final deste ano, 10 mil veículos recebam a proteção, batendo novo recorde na blindagem automotiva nacional.

A blindagem mais praticada no mercado segue sendo a de nível III-A, que suporta até tiros de submetralhadoras (pistolas) 9mm e revólveres .44 Magnum. “Há diferentes níveis de blindagem que o Exército, órgão que fiscaliza o setor, autoriza. Mas o III-A é o mais adequado à atual realidade enfrentada nos grandes centros, pois garante proteção contra as maiores ameaças de armas curtas de fogo (revólveres, pistolas e submetralhadoras) em mãos da criminalidade”, afirma Laudenir Bracciali, presidente da Abrablin.

“Não há novidade que explique o contínuo aumento do setor. A sensação de insegurança segue sendo o fator determinante das pessoas na busca por esse tipo de proteção. O que a pesquisa do primeiro semestre de 2013 revela de diferente, porém, é a participação dos estados do Norte no ranking da produção de blindagem, além da permanência de representante da região Nordeste”, explica Bracciali.

De acordo com o levantamento, que contou com a participação de 31 blindadoras associadas à entidade e que representam 70% da produção total de veículos blindados no país, São Paulo, com 70% da produção, segue sendo o líder na blindagem automotiva para uso civil. Rio de Janeiro, com 12%, aparece em segundo, seguido por Pernambuco, com 4%. Amazonas (3%) e Pará (2%) completam o “Top 5” da blindagem no país. Os 9% restantes do universo blindado estão distribuídos entre Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

“A distribuição apontada pela pesquisa só reforça que a sensação de insegurança tem alcançado brasileiros de todas as regiões do Brasil, e que a blindagem deixou de ser necessidade exclusiva dos estados paulista e fluminense”, diz o presidente da Abrablin.

Para empresários do setor, o fator econômico também pesou para o crescimento do segmento. “A base de clientes cresceu na medida em que o poder aquisitivo do brasileiro também aumentou. O valor da blindagem, por sua vez, se manteve estável, o que trouxe mais carros para os pátios das blindadoras”, afirma o diretor da Concept Blindagens, de São Paulo, Fábio Rovedo de Mello. Durante os seis primeiros meses desse ano, a empresa blindou mais de 300 carros. No mesmo período de 2012, cerca de 240 carros haviam sido blindados.

“Vale ressaltar que o cliente corporativo também tem importante participação nesse mercado. Muitas empresas multinacionais instaladas em nosso país impõem, já no contrato de admissão de seus executivos, o deslocamento em veículo blindado, o que contribui com o crescimento da frota blindada”, diz o diretor da blindadora.

Perfil do usuário

O levantamento da Abrablin revela também o perfil do usuário de blindagem no primeiro semestre de 2013. Os homens compõem 57,5% do universo blindado, sendo a maioria (23%) na faixa etária dos 30 a 39 anos. As mulheres representam 42,5% do segmento, tendo a maior parte (22,8%) de 40 a 49 anos de idade.

“A participação maciça das mulheres se dá pelo fato de estarem cada ano mais inseridas no mercado de trabalho, passando grande parte do dia fora do lar. E, como se sabe, são vítimas preferidas da criminalidade. A blindagem surge, então, como necessidade de proteção”, explica Bracciali.

Do universo total dos usuários, 79% são executivos/empresários; 10% artistas/cantores; 6% juízes; e 5% políticos.

A pesquisa da entidade trouxe, ainda, os carros mais blindados no período. O campeão foi o Tiguan, modelo da Volkswagen, seguido pelo Range Rover Evoque, da Land Rover. O Jetta Sedan, da Volks, o Corolla, da Toyota, e o Range Rover Discovery, também da Land Rover, completam a lista dois veículos que mais receberam a proteção blindada.



  topo