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ZF patrocina o I Seminário Brasil-Alemanha de Inovação e o I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação


Evento reuniu representantes de renomadas entidades públicas e privadas ligadas à Inovação, além de CEOs de diversas empresas alemãs instaladas no Brasil, para debater sobre os desafios de fomentar pesquisas e projetos no País.

A ZF participou dos debates promovidos pelo I Seminário Brasil-Alemanha de Inovação em São Paulo (SP), no dia 12/11, no Club Transatlântico. Tendo a ZF como um de seus patrocinadores e realizado pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK), o evento reuniu os principais executivos de grandes empresas alemãs instaladas no Brasil, além de representantes de órgãos dos governos brasileiro e alemão e de universidades, para debater como o nosso País ainda pode crescer mais com o aumento de competitividade através da Inovação, em cooperação com a Alemanha, país com grande tradição nesta área. Ao final do Seminário, foi feita a premiação do I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, que reconheceu os esforços inovadores realizados por empresas brasileiras e alemãs instaladas no Brasil.

O painel "Estratégias de Inovação de empresas alemãs instaladas no Brasil" marcou o início do Seminário. Composto por presidentes e diretores de renomadas empresas alemãs dos mais diversos setores (Continental, Mahle, Siemens, TRUMPF, T-Systems e ZF), o round-table discutiu acerca do cenário da Inovação no País, e seu comparativo em relação a suas respectivas matrizes na Alemanha. A ZF foi representada por seu presidente na América do Sul, Wilson Bricio, que também moderou o painel “Inovação como estratégia para o crescimento econômico sustentável: Ações do governo brasileiro de incentivo à Inovação”, do qual fizeram parte o presidente do Conselho Administrativo da EMBRAPII e membro do Conselho do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski; o diretor de inovação da BRASKEM, Luis Fernando Cassinelli; o diretor de inovação da CNI, Paulo Mól; o presidente do Investe SP, Luciano Almeida, e o vice-presidente para Assuntos Corporativos da Bayer, Christian Lohbauer.

A ZF também integra o Innovation Board da AHK, um grupo formado por seis empresas que auxiliam na gestão e no planejamento estratégico de atividades do DIT, o Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara. “É com muito orgulho que chegamos a este Seminário, que é fruto do trabalho iniciado há quatro anos. Tudo começou com o Comitê de Inovação e Tecnologia, o qual tive a honra de presidir. E para garantir a melhor infraestrutura para os trabalhos dos associados da AHK, passamos a atuar com o DIT”, comentou Bricio.

“A própria ZF já nasceu de uma Inovação, feita pelo nosso fundador Conde Ferdinand von Zeppelin, que revolucionou o conceito de mobilidade por criar a primeira aeronave rígida que possibilitou encurtar as distâncias entre as pessoas de diferentes países. Para continuarmos nesse caminho, investimos em três focos: o primeiro é a educação, e por isso criamos a nossa universidade corporativa UniZF, onde todos os níveis de colaboradores passam por reciclagens nas áreas técnica e de gestão; o segundo foco é o desenvolvimento de nossos fornecedores, fortalecendo a cadeia e entregando produtos de qualidade; e, por fim, a localização e desenvolvimento de novos produtos, adaptados às características e demandas nacionais”, enfatizou o presidente da ZF na América do Sul, quando questionado sobre a estratégia da empresa para o assunto em debate.

Sobre a atuação da ZF na América do Sul, o executivo comentou que toda demanda do mercado sul-americano pode ser atendida pela empresa: “Estamos sempre prontos a atender as necessidades específicas de nossos clientes em cooperação com a nossa matriz. A principal barreira para o crescimento sustentável dos negócios é a questão da competitividade brasileira. Aqui, a enorme carga tributária e a legislação complexa e burocrática dificultam que o setor privado cresça com base no potencial do nosso mercado”.

Apoio à Educação

Durante o Seminário, o professor e mestre Ricardo Alves, da Universidade de Santo Amaro (UNISA), deu seu testemunho sobre a postura da ZF em apoiar pesquisas acadêmicas. “Fui orientador da estudante Gláucia Maria de Oliveira, que apresentou sua tese de mestrado na Universidade Técnica de Dresden. Precisávamos de um case que mostrasse como o setor privado investe na qualificação de mão de obra e, ao chegarmos à ZF, tivemos as portas abertas para conhecer de perto o trabalho da UniZF. O apoio da empresa foi essencial para a realização deste trabalho, que foi apresentado em alemão e aprovado com louvor”, disse o Prof. Ms. Alves.

I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Ao final do Seminário ocorreu a cerimônia de entrega do I Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação, criado para identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil. Para prestigiar o evento, estiveram presentes autoridades civis ligadas à Inovação e representantes do poder público brasileiro e alemão, como o Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Toubes Prata; o cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Friedrich Däuble; o presidente da AHK-SP, Thomas Schmall; o presidente da Confederação Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Sérgio Luiz Gargioni; e o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Ademar Seabra da Cruz Junior, além dos palestrantes e participantes já citados do I Seminário de Inovação Brasil-Alemanha.

A premiação foi uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha e teve como foco aumentar a visibilidade para projetos inovadores, atraindo parcerias e colaborando para o maior intercâmbio entre os dois países.

Nesta primeira edição do Prêmio, inscreveram-se 73 projetos, sendo que seis foram eleitos finalistas, e três receberam premiações. A vencedora foi a BHS Brasil Health Service, que apresentou um sistema de descarte de medicamentos. O segundo lugar foi para a MAN Latin America, que desenvolveu um caminhão com motorização híbrida. O terceiro lugar ficou com a I Systems, que desenvolveu um programa de aprimoramento para sistemas industriais. 



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