Últimas Notícias - Composites

Qualificação – Uma escola para a Ferrovia


Em 1864, quando Barra do Piraí, cidade do Sul fluminense, ganhou sua primeira linha de trem – a Estrada de Ferro Dom Pedro – depois Central do Brasil, Rede Ferroviária Federal e hoje MRS Logística, estava predestinada a se tornar a região do maior entrocamento ferroviário da América Latina, interligando o Rio de Janeiro às Minas Gerais e ao Nordeste, ao alcançar o Rio São Francisco. Desde os planos do Brasil Império, passando por décadas de estagnação, o sistema ferroviário não andou no ritmo esperado. Entretanto, os tempos de falta de investimento em infraestrutura e ausência de recursos para a formação e qualificação profissional estão ficando para trás. A inauguração do primeiro Centro Ferroviário de Barra do Piraí, em 27 de junho, destinado a formar profissionais especializados para trabalhar na ferrovia, coloca o trem de volta ao seu destino de integrar, ampliar horizontes e perspectivas.

Carlos Hill, responsável por ações de treinamento para as áreas de Operação na MRS, destaca que a integração começa já na soma de esforços entre os setores público e privado, com respaldo de entidades como o Sistema Senai, para viabilizar o investimento em formação qualificada. “Foram anos de diálogo e empenho da MRS, governos e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que resultaram na viabilidade deste centro que atende á crescente demanda profissional da ferrovia e ao plano de qualificação da própria MRS”, avalia Lais Gouveia, responsável por ações de treinamento para áreas de Manutenção da MRS.

Pela parceria, a MRS cedeu o local – um galpão não utilizado anexo à oficina de locomotivas – e o Senai ficou responsável pelas obras e adequação do espaço físico ao ambiente de aprendizado. As seis salas serão destinadas aos cursos de Mecânico de Manutenção Ferroviário, Eletricista de Manutenção Ferroviário, Mantenedor de Mecânico de Vagões, Sinalização Ferroviária, NR-10, Agente de Estação, Maquinista e Mantenedor de Via Permanente, atendendo demandas específicas mapeadas pelos gestores e consolidadas no Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos da MRS que já está em curso. Pelo Senai, também serão disponibilizadas vagas para a comunidade.

Demanda crescente

Entre 1997 e 2011, foi registrado aumento de quase 150% no total de trabalhadores empregados pelas ferrovias em todo o Brasil. Neste mesmo período, a MRS cresceu mais de três vezes em volume transportado e, entre o ano 2000 até hoje, mais do que dobrou seu número de colaboradores diretos. (MRS)



  topo