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Estudantes do Interior de São Paulo levam 22 aviões para a SAE BRASIL AeroDesign


Universitários de nove cidades do interior paulista (São José dos Campos, Guaratinguetá, São Carlos, Bauru, Salto, Lorena, Sertãozinho, Campinas e Ilha Solteira) trabalham na construção de 22 aviões radiocontrolados para a 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada para 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP.

O interior será representado por 22 equipes, formadas por estudantes de engenharia de 11 instituições de ensino. Este ano, a competição bateu recorde de inscrições, com 105 equipes (98 em 2012), oriundas do Brasil, México, Venezuela e Peru, país que será representado pela primeira vez. Todas as equipes somam 1.450 participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos.

A competição abrange três categorias (Regular, Advanced e Micro). Na classe Regular, a carga deve ser madeira do tipo MDF ou HDF (prensadas, largamente utilizadas na fabricação de móveis), enquanto na classe Advanced o volume transportado deve ser água, e, na classe Micro, bolinhas de tênis. O peso a ser transportado varia de acordo com a categoria.

São Carlos – A veterana EESC USP Alpha, que representa a Escola de Engenharia de São Carlos da USP, composta por 15 alunos desenvolveu um projeto totalmente diferente do apresentado em 2012. O modelo deste ano pesa cerca de 2 kg, transporta 13,1 kg e atinge a velocidade de 15 m/s em cruzeiro. De acordo com Joabe Marcos de Souza, capitão da equipe, os materiais utilizados este ano garantiram uma aeronave mais confiável. “Usamos madeira balsa, e a fuselagem é composta em 90% de barras de carbono, o que garante rigidez e peso abaixo da antiga”, explica.

A equipe já venceu duas edições e se sagrou vice-campeã mundial na East Competition, nos EUA, em 2011. A Escola também será representada pelas equipes EESC USP Mike e EESC USP Bravo. Outra equipe de São Carlos é a Dragão Branco, da Universidade Federal de São Carlos.

Lorena – O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) é estreante na competição e será representado pela equipe AeroUnisal com sete estudantes inscritos. A aeronave que o grupo levará a São José dos Campos pesa aproximadamente 4 kg e tem capacidade para transportar 7 kg. Para o capitão, Dário Tomaz da Silva, a competição permite aprendizado, experiência e abre portas no mercado de trabalho.

Campinas – Quarta colocada em 2012, a veterana Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), utilizou um software para fazer a análise da fuselagem da aeronave. “Até o ano passado não usávamos esse tipo de ferramenta. Com ela conseguimos diminuir o arrasto”, conta Felipe Moreira Vizentim, capitão da equipe, que construiu um avião com 2 kg, capacidade de carga de 11 kg e que atinge a velocidade 70 km/h.

São José do Campos – Estreante, a equipe Megazord, com 14 estudantes da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos, projetou um avião de 3,5 kg capaz de transportar 9 kg de carga. “Investimos em materiais como fibra de carbono por apresentar alta resistência mecânica. Também usamos alumínio, madeira, borracha e filma temo-adesivo”, comenta o capitão Ricardo Ferrucci.

A cidade de São José dos Campos também será representada pelas equipes Feng e Leviatã do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Orion da Universidade Paulista (UNIP); e a ETEP Flying da ETEP Faculdades.

Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2014, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Regulamento - Os aviões da Classe Regular deverão transportar madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada utilizada na fabricação de móveis). Na Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. Na Classe Advanced, a água transportada pela aeronave deverá ser drenada após cada voo, com o tempo de drenagem cronometrado, e a massa da água transportada determinada para fins de pontuação. As aeronaves da categoria podem usar mais de um motor, porém a soma da cilindrada não pode exceder 0,50in3 (8,2cm3).

Já na Classe Regular os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10cm3 ou 0,61in3). As aeronaves serão menores em relação a 2011, pois a limitação dimensional máxima reduziu cerca de 70cm, porém compartimentos de carga maiores. Os aviões da categoria deverão decolar em uma distância máxima de 50m.

Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar num compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Em 2013 as aeronaves deverão decolar de uma pista de até 50m (mesma pista das demais classes). Os aviões da Classe Micro não têm restrições geométricas nem quanto ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave numa caixa de 0,175m³.

 

Total de equipes inscritas = 105 (98 em 2012)
№ estrangeiras = 7
№ de equipes brasileiras: 98 (92 em 2012)
№ de instituições de ensino: 76
№ médio de estudantes inscritos: 1450
№ projetos Classe Micro: 23 (19 em 2012)
№ projetos Classe Regular: 76 (73 em 2012)
№ projetos Classe Advanced: 6 (6 em 2012)

SUL

Paraná - (5 equipes / 3 instituições)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipes Acalantis e UTFalcon
UFPR – Universidade Federal do Paraná – equipes MDP e RPD
FAG – Faculdade Assis Gurgacz – equipe Pegasus

Rio Grande do Sul - (7 equipes / 7 instituições)
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Pampa Aerodesign
UCS – Universidade de Caxias do Sul – equipe Aerosul
FAHOR – Faculdade Horizontina – equipe MasBáh
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase
FURG - Universidade Federal do Rio Grande – equipe AEROFURG
URI – Santo Ângelo – equipe Aeromissões
IFRS - Instituto Federal Rio Grade do Sul Farroupilha – equipe Farrapos

Santa Catarina - (5 equipes / 2 instituições)
UDESC – Universidade do Estado de Sta. Catarina –equipes Albatroz AeroDesign e Albatroz Micro Aerodesign
UFSC – Universidade Federal de Sta.Catarina – equipes Céu Azul Micro, Cem Asas e Céu Azul Aeronaves

SUDESTE

Minas Gerais – (20 equipes / 12 instituições)
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipe Uai, Sô! Fly!!
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 Bis
UFV Florestal – Universidade Federal de Viçosa – equipe Acauã
CEFET-MG – Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – equipes Cefast Aerodesign e Aerotrônica
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipes Raptor e Microraptor
UFV – Universidade Federal de Viçosa – equipe Skywards
UFV – Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal – equipes Acauã e Acauazim
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei – equipes Trem Ki Voa Micro, Trem Ki Voa e NoizAvua
UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – equipe Triângulo Aéreo
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano e Tucano Micro
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipes Uirá e Uirá Micro
IF Sudeste MG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais–equipe IFly
Faculdade Pitágoras – Uberlândia – equipe Apollo

Rio de Janeiro - (7 equipes / 5 instituições)
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipes AeroRio e AeroRio Micro
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipes Blackbird Aerodesign e UFForce Aerodesign
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Aerodesign
CEFET-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – equipe Venturi
IME – Instituto Militar de Engenharia – equipe ZÉFIRO

São Paulo – (34 equipes / 12 instituições)
Grande São Paulo
FESP – Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons
Universidade Anhembi Morumbi – equipe Aeroduca
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Regular e FEI Open
UNINOVE – Universidade Nove de Julho – equipe Ícaro
POLI USP – Escola Politécnica da USP – equipe Keep Flying
MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane
MAUÁ – Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Asterix e Ideiafix
IFSP – Instituto Federal de São Paulo – equipe Taperá Baby
FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnautas
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe Harpia Pampers Aerodesign

Interior de SP
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipes Feng e Leviatã
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco e Dragão Branco Micro
EESC USP – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipes EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Mike.
FATEC São José dos Campos – Faculdade de Tecnologia – equipe Megazord
UNIP São José dos Campos – Universidade Paulista – equipe Órion
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – equipes Urubus e Urubus Micro
ETEP Faculdades (campus São José dos Campos) – equipe ETEP Flying
IFSP - Instituto Federal de São Paulo – equipe Taperá Girls
IFSP – Instituto Federal de São Paulo campus Sertãozinho - equipe Aerosert
Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – campus Lorena – equipe AeroUnisal
UNESP Guaratinguetá – Universidade Estadual Paulista – equipes Aerofeg e Aerofeg Jr
UNESP Bauru – Universidade Estadual Paulista – equipes FEB Open, FEB Regular e FEB Micro
UNESP Ilha Solteira – Universidade Estadual Paulista – equipe Zebra

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Aero Vitória Espírito Santo

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (2 equipes / 2 instituições)
UNIP-DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov
UnB – Universidade de Brasília – equipe Draco Volans

Mato Grosso - (2 equipes / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso – equipes Aeroo e Pantaero

NORDESTE

Bahia - (2 equipe / 2 instituições)
UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – equipe F-Carranca

Maranhão - (2 equipes / 2 instituições)
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - equipes Zeus Regular
IFMA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – equipe Guará

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru Aerodesign

Piauí – (2 equipes / 2 instituições)
UFPI – Universidade Federal do Piauí – equipe Delta do Piauí
IFPI - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – equipe Sol do Equador

Rio Grande do Norte - (4 equipes / 2 instituições)
UFERJA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Pegazuls e Calango Voador
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipes Car-Kará Advanced e Car-Kará Micro

NORTE

Pará - (2 equipes / 1 instituição)
UFPA - Universidade Federal do Pará - equipes UFPA – Aerodesign Regular e Uirapuru Micro

ESTRANGEIRAS

México (3 equipes / 3 instituições)
Universidad Politécnica de Texcoco – equipe Coleos
Instituto Politécnico Nacional – equipe Anáhuac AeroDesign
IPN-ESIME Ticoman – equipe Kukulcan Aerodesign

Venezuela (3 equipes / 2 instituições)
UNEFA - Universidad Nacional Experimental Politécnica de La Fuerza Armada – equipes AerodesignVenezuela e AerodesignVenezuela 2
Universidad Simón Bolívar – equipe Aero Design SAE USB

Peru (1 equipe / 1 instituição)
Universidad Tecnológica del Peru – equipe Tunqui Aerodesign



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