Últimas Notícias - Composites

Novo veículo do aeromóvel é instalado


O segundo veículo do aeromóvel de Porto Alegre, que vai operar entre o Trensurb e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, foi instalado na tarde de ontem. Trazido por dois caminhões de Três Rios (RJ), o modelo A200 tem 25,1 metros de comprimento e capacidade para 300 pessoas – o dobro do A100, que transporta passageiros em fase de teste.

Como o trajeto tem apenas uma linha de trilhos, os modais nunca funcionarão simultaneamente. A área de manobra, com espaço para ambos, fica junto à estação Aeroporto da Trensurb. Ali, conforme a demanda, será feita a troca dos carros depois que estiverem aptos a funcionar.

– A tendência é de usarmos o A200 no início da manhã e no final da tarde, períodos em que o aeroporto costuma ter maior movimento – prevê o presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

O A200 passará por testes estáticos e, em seguida, devem começar os testes dinâmicos, com movimentação.

– O novo veículo vai levar cerca de cinco dias para ser preparado. Depois, passará por uma fase de acondicionamento, em que vai transitar sem passageiros para verificar o funcionamento – explica o gerente de mobilidade urbana da Trensurb, Sidemar Silva.

A nova composição chegou à Capital por volta das 8h. O veículo modular começou a ser içado aos trilhos às 10h30min.

– Tudo correu dentro do programado. Foi até mais rápido do que esperávamos, agora resta realizar alguns ajustes para que entre em funcionamento. Acredito que deve levar ainda umas duas semanas – explica o gerente do contrato pela Aeromóvel Brasil, Júlio Detoni.

Durante o içamento, o trensurb operou em via única entre as estações Aeroporto e Anchieta. A partir das 13h, os intervalos voltaram a ser de 10 minutos – o normal para o horário.

A linha opera experimentalmente com um veículo com capacidade para 150 passageiros, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Desde o início da fase experimental, em 10 de agosto, mais de 57 mil pessoas já foram transportadas em mais de 3 mil viagens. A operação comercial, no horário de funcionamento do trem – entre 5h e 23h20min –, tem previsão de início no mês que vem. ( Zero Hora)



  topo