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MARCOPOLO cresce 13% no primeiro semestre

Destaque é o aumento de quase 50% na produção de veículos da marca Volare

Caxias do Sul(RS), 6 de agosto de 2013 -  A Marcopolo S.A. registrou crescimento de 13% em seus negócios no primeiro semestre de 2013, com receita líquida consolidada de R$ 1,761 bilhão, contra os R$ 1,559 bilhão alcançados do mesmo período do ano passado. Um dos destaques foi o aumento de quase 50% na produção de veículos da marca Volare, que atingiu 2.576 unidades (no primeiro semestre de 2012 foram fabricados 1.728).

A companhia manteve, no primeiro semestre, o desempenho esperado, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Foram produzidas 10.046 unidades em todas as fábricas da empresa no mundo, com crescimento de 10,3%. Para o mercado brasileiro foram produzidas 9.056 unidades, com crescimento de 11,1% em relação ao primeiro semestre de 2012. O market share da Marcopolo no Brasil foi de 40,3%, com destaque para a participação de 57,7% no segmento de ônibus rodoviários.

Segundo José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, no segundo trimestre de 2013 a empresa apresentou sinais de recuperação em comparação com o primeiro trimestre, o que permitiu alcançar esse desempenho. “No Brasil, os principais fatores foram a melhora do mix de vendas e o maior volume e receita de exportações, enquanto no exterior a produção das unidades da África do Sul, Austrália e México cresceu, conjuntamente, 51,9% em relação aos primeiros três meses”, destaca o executivo.

Ainda em relação ao mercado interno brasileiro, em decorrência dos atrasos nas obras de infraestrutura, as vendas de ônibus para os sistemas de transporte urbano dos tipos BRT e BRS ficaram abaixo das previsões. A expectativa da empresa é que a demanda acelere a partir dos dois últimos meses deste ano e, principalmente, no decorrer do primeiro semestre de 2014.

De acordo com o executivo, cabe destacar que a desvalorização de 8,4% do real frente ao dólar norte-americano no ano torna o produto da Marcopolo fabricado no Brasil mais competitivo internacionalmente e pode ajudar a fomentar a demanda e ampliar as exportações ao longo do segundo semestre de 2013.

A Marcopolo mantém a expectativa de desempenho para 2013, conforme comunicado ao mercado no dia 19 de dezembro de 2012 e ajustado no dia 6 de maio de 2013, em decorrência da adoção das IFRS 10 & 11 (CPC 36 R3 e CPC 10 R2), de: (i) investimentos programados no montante de R$ 350,0 milhões; (ii) atingir uma receita líquida consolidada de R$ 3,8 bilhões (R$ 4,3 bilhões no padrão anterior); e, (iii) produzir 21.600 ônibus nas unidades do Brasil e do exterior (35.200 unidades no padrão anterior).



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