Últimas Notícias - Composites

O setor está preparado


“O setor de ônibus interestaduais é o único no país que poderá atender a qualquer demanda resultante da Copa do Mundo. A frota atual mantida pelas empresas permite que a oferta seja aumentda em mais de cinco vezes, como acontece no Natal, Ano Novo, Carnaval e grandes feriados”, afirma o presidente da Abrati, Paulo Porto.

Ele explica que, além da oferta de assentos com utilização da frota reserva, o sistema brasileiro de ônibus interestaduais opera com tarifa fixa e, ao contrário do transporte aéreo, onde há grande variação de preço nos momentos de pico, o passageiro de ônibus tem a garantia da tarifa estável, que é tabelada pela ANTT. Tarifas promocionais também são praticadas pelas empresas.

Uma vantagem oferecida pelo setor interestadual é a de que, além das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo, as empresas de ônibus levam seus serviços a mais de 5 mil municípios brasileiros, interligando todo o país. Outra vantagem da viagem por ônibus é a garantia da viagem, que não depende da maior ou menor demanda. Em caso de aumento da demanda as empresas colocam ônibus extras com grande agilidade e eficiência. No sistema aéreo, ao contrário, quando o avião lota as passagens estão automaticamente esgotadas. Não existem aviões extras.

Paulo Porto observa que o conforto das viagens por ônibus aumenta continuamente porque as empresas investem cada vez mias na aquisição de frotas novas e na implantação de salas VIPs nos terminais rodoviários. São salas bastante superiores às encontradas nos aeroportos, dotadas de ar condicioando,café, água, jornais e revistas. Além disso, muitas linhas são operadas com ônibus leito, executivos e convencionais, permitindo ao passageiro escolher o serviço que melhor lhe atende. (Abrati)



  topo