Últimas Notícias - Composites

O Recorde do Anequim CEA-311

O CEA-311, mais conhecido como Anequim, é um projeto aeronáutico construído em materiais compostos fornecidos pela Barracuda Composites e desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais. A aeronave tem um peso total abaixo de 300 kg com uma altitude de voo de até 3.000 metros e velocidade final acima de 330 km/h o que é um recorde mundial para sua categoria.

O avião teve toda a inspiração estética e funcional na forma de um tubarão Mako, considerado o mais rápido de sua espécie.  Seus projetistas procuraram utilizar as características de forma dessa espécie para gerar uma concepção paralela de aerodinâmica perfeita.

Seus projetistas tinham em mente bater o recorde de velocidade, juntamente com os quatro recordes com piloto e aeronaves brasileiras, por isso optaram por meios inovadores para atingir tais resultados. Foram esses objetivos, além da satisfação pessoal de cada um envolvido no processo, que realmente permearam as escolhas feitas ao longo da construção desse avião.

A fuselagem e asas foram desenvolvidas por processo computacional e construídas utilizando fibras de carbono multidirecionais, sistemas de resinas, adesivos epoxy AR300 e espuma de PVC Divinycell em um sistema eficiente de moldagem que possibilitasse uma perfeita distribuição aerodinâmica de peso.

 

 



  topo