Últimas Notícias - Composites

Alckmin dá início a operação do E-bus com passageiros


Primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias começa a circular no corredor ABD, administrado pela Metra

O governador Geraldo Alckmin participou hoje, dia 20, em Diadema (SP), da cerimônia que marcou o início das operações de transporte de passageiros do E-bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias. O veículo tem autonomia operacional de 200km, um sistema de recarga rápida, e vai fazer o transporte de passageiros das 10h00 às 16h00 no Corredor ABD, administrado pela concessionária Metra, no trecho Diadema – Brooklin.

O ônibus foi desenvolvido pela Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. A EMTU/SP e a concessionária Metra integram a parceria para operar, monitorar e avaliar o resultado dos testes, que começaram logo após o lançamento do veículo, em novembro de 2013.

Alckmin ressaltou a importância da união entre a Eletra e as empresas japonesas na produção do veículo. “São empresas de excelência. Essa é a vocação de São Paulo, ser a vanguarda da tecnologia”, ressaltou o governador. 

Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, destacou que o início da operação com passageiros marca a consagração da tecnologia brasileira no desenvolvimento de um veículo com emissão zero de poluentes. “A parceria com a gigante japonesa Mitsubishi foi essencial para dar um passo importante para a oferta de um veículo inovador e que coloca a tecnologia brasileira em papel de destaque mundial”, comemorou.

O veículo foi produzido com chassi Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG. O ônibus articulado conta ainda com ar condicionado e tem capacidade para 150 passageiros. Ele é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento no mundo. As baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.

A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferi-la para empresas brasileiras. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela Eletra. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das duas empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation é responsável pela coordenação entre as empresas.

Eletra
A Eletra está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias), e elétrico puro (baterias). Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.

Metra
Empresa do ABC Paulista com uma frota de 270 ônibus, que transportam cerca de 7,5 milhões de passageiros por mês pelos 33 km do Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara e Diadema-Berrini) –, sendo 30 km exclusivos para o uso dos ônibus da empresa. Toda a operação da Metra abrange nove terminais, 110 paradas e 11 linhas que atendem passageiros das zonas Sul e Leste de São Paulo e também das cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Mitsubishi Heavy Industries
A Mitsubishi Heavy Industries , Ltd. (MHI), com sede em Tóquio, no Japão, é um dos principais fabricantes de máquinas pesadas do mundo, com vendas consolidadas de 2,8 bilhões de ienes no ano fiscal de 2012, com ano finalizado em 31 de março de 2013. A MHI tem uma linha de produtos e serviços diversificada que engloba a construção naval, plantas de geração de energia, plantas de indústria química, soluções para meio ambiente, estruturas em aço, equipamentos industriais e em geral, aeronaves, sistemas espaciais e sistemas de ar condicionado. Para mais informações, visite o site da MHI (http://www.mhi.co.jp/en/index.html).

Mitsubishi Corporation
Mitsubishi Corporation (MC) é uma empresa global integrada que desenvolve e opera negócios em praticamente todos os setores, incluindo financiamento industrial, energia, metais, máquinas, químico, alimentos e meio ambiente. As atividades da MC têm se expandindo muito além de suas operações tradicionais de comércio exterior, com a diversificação de negócios a partir do desenvolvimento de recursos naturais, até negócios de varejo, infraestrutura, produtos financeiros e fabricação. Com mais de 200 escritórios e subsidiárias em cerca de 90 países em todo o mundo e uma rede de mais de 500 empresas do grupo, a MC emprega uma mão de obra multinacional de cerca de 60.000 pessoas.



  topo