Últimas Notícias - Composites

USP terá novo prédio voltado à bacia de santos


Com o intuito de atender à necessidade por mão de obra na Bacia de Santos, a Escola Politécnica da USP (Poli) vai começar a construir neste ano seu novo prédio em Santos. O novo edifício, que deverá ficar pronto em 2016, é resultado de um termo de cooperação entre a Universidade e a prefeitura do município.

Segundo o professor Marcio Yamamoto, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, o novo prédio deverá receber 250 estudantes de graduação do curso de Engenharia de Petróleo, com previsão de expansão nos próximos anos, com o início dos cursos de pós-graduação.

Segundo Yamamoto, o objetivo é que o curso de Engenharia de Petróleo em Santos seja uma referência em pesquisa e tecnologia, bem como na formação de recursos humanos. Para ele, a aliança entre a Escola Politécnica da USP e as grandes empresas petrolíferas é o caminho para buscar soluções que auxiliem a suprir necessidades da indústria. Entre os focos, estão os desafios que a Bacia de Santos apresenta, o avanço dos projetos de pesquisa e desenvolvimento e a qualificação de mão de obra.

Por que a Escola Politécnica da USP acha que esse é um bom momento para investir na expansão de suas instalações?

O curso de engenharia de petróleo ficava na cidade de São Paulo. Em 2012, com as descobertas do pré-sal na Bacia de Santos, a USP decidiu transferir o curso para Santos, para ficar próximo à Petrobrás e atender à demanda por mão de obra no município. Essa mudança ainda está em curso. Os alunos que entraram em São Paulo continuam lá até se formarem, mas os novos já estão começando em uma instalação provisória em um terreno vizinho aonde será construído o novo prédio. (Petronotícias).



  topo