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Alcoa anuncia aquisição da Firth Rixson para ampliar o seu portfólio no setor aeroespacial


Compra no valor de US$ 2,85 bilhões aumentará a liderança da companhia no mercado de componentes para motores a jato

A Alcoa anunciou na última quinta-feira (26/6) que assinou um contrato definitivo para adquirir a Firth Rixson, líder global em componentes para motores aeroespaciais a jato, da companhia Oak Hill Capital Partners. A compra no valor de US$ 2,85 bilhões será realizada por meio de dinheiro – US$ 2,35 bilhões – e ações da empresa – US$ 500 milhões –, com possibilidade de earn-out no valor de US$ 150 milhões.

A aquisição fortalece ainda mais o negócio aeroespacial da Alcoa, que passa a capturar mais oportunidades de crescimento do setor aeroespacial com uma gama mais ampla de componentes de motores a jato. A compra está alinhada à estratégia da empresa de continuar desenvolvendo soluções inovadoras com valor agregado.

“A aquisição da Firth Rixson é um marco importante no processo de transformação da Alcoa”, afirmou Klaus Kleinfeld, presidente global da Alcoa. “A transação nos unirá a uma das maiores empresas inovadoras em tecnologia de componentes de motores a jato e ampliará significativamente nossa liderança de mercado e nosso potencial de crescimento. A Firth Rixson aumenta o poder de ganho e amplia o alcance de mercado de nosso portfólio aeroespacial de alto valor agregado, gerando valor sustentável aos clientes e acionistas”, avalia o executivo.

Segundo Denis J. Nayden, sócio-diretor da Oak Hill Capital, a empresa vem trabalhando, sob a liderança do CEO David Mortimer, em estreita colaboração com a equipe da Firth Rixson para criar valor estratégico de longo prazo. “Ao investirmos em novos recursos e tecnologia em parceria com os principais clientes de motores aeroespaciais, fortalecemos a liderança mundial da Firth Rixson e desenvolvemos um negócio de forte crescimento, uma grande relação de negócios reservados e um potencial adicional significativo. Estamos animados com o negócio com a Alcoa e confiantes de que a combinação da Alcoa com a Firth Rixson terá um grande sucesso como fornecedora estratégica para as melhores empresas aeroespaciais do mundo”.

Benefícios da transação

A aquisição da Firth Rixson oferece benefícios significativos à Alcoa. As receitas da Firth Rixson devem crescer 60% nos próximos três anos, subindo de US$ 1 bilhão, em 2013, para US$ 1,6 bilhão, e gerando um EBITDA de US$ 350 milhões, em 2016. As vendas da Firth Rixson devem aumentar 12% até 2019 – superior ao dobro da taxa do mercado aeroespacial mundial. Cerca de 70% do crescimento da Firth Rixson são garantidos por contratos de longo prazo.

A Firth Rixson aumentará as receitas aeroespaciais anuais da Alcoa em 20%, de US$ 4 bilhões, em 2013, para US$ 4,8 bilhões (em base pró-forma). O negócio deve elevar a contribuição do segmento aeroespacial para a empresa de 30% para quase 35%. A divisão aeroespacial da Alcoa é a que mais contribui para as atividades de alto valor agregado da empresa que, em 2013, correspondiam a 57% da receita total e a 80% dos lucros do segmento.

Com a aquisição da Firth Rixson, que é um negócio complementar aos da Alcoa e com pouca sobreposição de produtos, a empresa também espera obter substanciais economias de custos por sinergia, derivadas principalmente de melhorias nas compras e na produtividade, otimizando a oferta interna de metal e tirando proveito dos serviços compartilhados globais da Alcoa. Essas economias de custos devem chegar a mais de US$ 100 milhões em cinco anos. No primeiro ano de transação, a Alcoa não deve ter lucro, agregando, depois desse tempo, valor aos negócios da companhia – com um retorno superior ao custo de capital.

Justificativa estratégica

A Firth Rixson tem um robusto portfólio de ativos de classe mundial que complementa e aprofunda a penetração da Alcoa no crescente mercado aeroespacial. A Firth Rixson ganhou participação de mercado de motores de jatos por meio de sua forte posição de mercado em anéis laminados e de um investimento significativo em forjamento isotérmico. Atualmente, a Firth Rixson ocupa a primeira posição mundial em anéis laminados sem costura para motores a jato, projetados a partir de titânio e superligas à base de níquel. A empresa também é uma importante fornecedora de peças forjadas para motores a jato, expandindo a presença da Alcoa em toda a gama global de peças forjadas para motores aeroespaciais. É também uma das principais fornecedoras mundiais de superligas fundidas a vácuo usadas para fazer produtos aeroespaciais, produtos para turbinas industriais a gás, produtos para petróleo e gás e componentes estruturais para aplicações em trens de pouso.

Com a aquisição da Firth Rixson, a Alcoa entra em um segmento altamente especializado de peças forjadas para motores a jato que exigem tecnologia de forjamento isotérmico. As peças forjadas isotermicamente são cada vez mais necessárias em motores a jato, os quais trabalham a elevadas temperaturas na turbina para maximizar a produção de energia, aumentar a eficiência de combustível e reduzir as emissões. Prevê-se que a demanda de grandes discos isotérmicos para motores aeroespaciais triplicará nos próximos oito anos, impulsionada por fortes taxas de construção aeroespacial.

A Firth Rixson entrou recentemente nesse segmento com a construção de uma fábrica de última geração em Savannah, na Geórgia (EUA), que inclui uma prensa isotérmica de 19,5 mil toneladas e uma prensa de forja convencional de 33 mil toneladas para componentes aeroespaciais grandes.

Aproximadamente 75% das receitas da Firth Rixson em 2013 vieram do setor aeroespacial, com o restante dividido entre outros mercados, como o de turbinas industriais a gás, o de transporte comercial e o de petróleo e gás, complementando os mercados de crescimento da Alcoa.

Proveito do crescimento do mercado de jatos comerciais

A transação deverá permitir que a Alcoa aproveite o forte crescimento do setor de aviação comercial. A companhia prevê uma taxa composta anual de crescimento de jatos comerciais de 7% até 2019, com uma carteira de pedidos de produção atual de 9 anos, a taxas de entrega de 2013.

A divisão aeroespacial da Alcoa detém a primeira posição mundial em peças forjadas e extrudadas de alumínio, aerofólios de motores a jato e sistemas de fixação e é uma das principais fornecedoras de peças estruturais feitas de titânio, alumínio e superligas de níquel, produzidas por sua empresa downstream, Produtos e Soluções de Engenharia (Engineered Products and Solutions – EPS). A Alcoa aumentou as margens de EBITDA ajustado de sua atividade EPS de 9,2%, em 2003, para 21,5%, em 2013. A Empresa detém posições de liderança de mercado em folhas e chapas de alumínio aeroespacial, produzidas por sua empresa midstream, Produtos Laminados Globais (Global Rolled Products).

Cronograma e financiamento

A transação, que foi aprovada pelos Conselhos de Administração das duas empresas, permanece sujeita às condições habituais e ao recebimento de aprovações regulamentares. A Alcoa espera obter todas as autorizações regulamentares necessárias e fechar a transação até o final de 2014.

A aquisição será respaldada por uma linha de crédito concedido pela Morgan Stanley. A Alcoa emitirá posteriormente uma combinação prudente de dívida e de valores mobiliários com conteúdo de participação acionária (equity-content securities) e continua empenhada em manter sua classificação de grau de investimento.

A Greenhill e a Morgan Stanley atuaram como assessoras financeiras da Alcoa, enquanto a Wachtell, Lipton, Rosen & Katz atuou como assessora jurídica. O Citigroup e a Lazard atuaram como assessoras financeiras da Firth Rixson, e a Paul, Weiss, Rifkind, Wharton & Garrison atuou como assessora jurídica.



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