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Painéis Ferroviários em ULRTM



Recentemente o grupo de engenharia da Barracuda Advanced Composites desenvolveu o processo ULRTM (Ultra Light Resin Transfer Molding) que possibilita o uso do sistema fechado de laminação em RTM com o emprego de material sandwich, muito utilizado, atualmente, no sistema de transporte urbano.

O método ULRTM produz peças estruturais com alta rigidez e teores de fibra em torno de 60% proporcionando uma grande eficiência para grandes construções em escala de produção.

A indústria de transportes no Brasil tem adotado painéis fabricados em material composto de grande potencial. Estes componentes estruturais fabricados em sistema sandwich são resistentes, leves, duráveis e fáceis de moldar em geometrias complexas, atendem aos requisitos de aerodinâmica, isolamento térmico e acústico além de ter uma vantagem competitiva sobre materiais metálicos.

O investimento inicial de cada componente sempre foi um fator importante nos projetos de transporte urbano, principalmente no setor ferroviário. Entretanto para quantidades de média escala, os processos de infusão a vácuo ou RTM produzem grande eficácia econômica e são largamente utilizados hoje em dia, gerando trens de alta qualidade.

Mais informações – www.barracudacomposites.com.br



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