Últimas Notícias - Composites

Vem aí a “madeira engenheirada”


Com investimento da ordem de 48 milhões de reais, a Ekomposit do Brasil inicia a implantação da maior e mais moderna unidade industrial no País. Nela produzirá um compósito inovador para a construção civil e setor de transportes, feito de madeira cultivada e aditivos especiais. Serão alternativas vantajosas ao uso de madeiras nativas da Amazônia e materiais de grande resistência e maleabilidade, como chapas de aço e alumínio. 

No próximo dia 23 de maio será lançada em Lages, Santa Catarina, a primeira planta industrial da Ekomposit do Brasil S.A., fabricante de produtos à base de compósitos estruturais de madeira engenheirada, tratada para assegurar a durabilidade. Associada a outros materiais avançados como tecidos de fibras de kevlar, de carbono e de vidro, além de resinas especiais, os novos compósitos proporcionarão, além de economia, leveza e grandes resistências mecânicas para as mais diversas aplicações.

Os investimentos programados resultarão em área construída de 17 mil metros quadrados, numa área total de 180 mil metros quadrados, e com capacidade instalada para processar até 100 mil metros cúbicos anuais de produtos. O diretor presidente da empresa, Sergio Martini, estima que somente as construções brasileiras de médio e alto padrão consomem todos os anos, aproximadamente, três milhões de metros cúbicos de madeira. “Nossa meta para os próximos três anos é conquistar 1% desse volume.” O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2015.

Participam da cerimônia de lançamento da nova unidade industrial o govenador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o prefeito de Lages, Elizeu Mattos. Lages é um centro dinâmico que impulsiona a cultura madeireira no Brasil. A chegada da Ekomposit à região vem agregar tecnologia de ponta e inovação ao setor.



  topo