Últimas Notícias - Composites

Alstom recebe certificação final de tipo para a versão 2.7MW de seu aerogerador ECO122

 

O aerogerador ECO 122 da Alstom, em sua versão 2.7 MW, obteve com sucesso o certificado de tipo pela DEWI-OCC1¹, sete meses após o protótipo de funcionamento no ECN2², instalado em Wieringermeer, na Holanda. Após a certificação de curva de potência obtida em março deste ano, este importante marco comprova a eficiência global do equipamento com mais de 450 aerogeradores ECO 122 de 2,7 MW encomendados mundialmente para o fornecimento de mais de 1,8 GW.

Uma extensa campanha de medição, com cerca de 1.000 horas de dados coletados foi necessária para testar a qualidade da energia fornecida, a curva de ruído, além do desempenho de potência, visando não só a certificação, mas também superar os requisitos padrões para a próxima geração de aerogeradores de alta potência adequados para locais de ventos fracos e de médio porte.

O aerogerador ECO 122 é a mais recente evolução da plataforma ECO 100 da Alstom e o resultado de mais de 30 anos de experiência em design de aerogeradores. O equipamento tem um dos maiores diâmetros de rotor entre os modelos com capacidade entre 2 MW e 3 MW no mercado onshore. Ele combina alta potência e alto fator de capacidade para aumentar a produção de energia em regiões de baixos ventos. Disponível em duas versões, um novo modelo de 3 MW será adicionado à sua versão de 2,7 MW em 2015.

"Estamos orgulhosos de atingir este importante marco no desenvolvimento dos nossos aerogeradores. Essas medições e testes têm por objetivo agregar valor aos nossos clientes, aumentando a rentabilidade dos parques eólicos e redução de instalação, operação e manutenção", afirma Yves Rannou, Vice-Presidente Sênior da Alstom Wind.

¹ Orgão responsável pela certificação de turbinas eólicas em Cuxhaven, na Alemanha
² ECN: Centro dos Países Baixos pesquisa Energia



  topo