Últimas Notícias - Composites

Instron Brasil lança nova linha de equipamentos de ensaio na Feimafe 2015



Moderna e robusta, Série 23 Emic é composta por 12 máquinas, produzidas com tecnologia internacional; entre as vantagens, está a compatibilidade com acessórios Instron e com o software Bluehill, líder mundial no segmento

O mercado brasileiro de máquinas universais de ensaio ganha um reforço importante no mês de maio. Líder do setor no País, a Instron Brasil Equipamentos Científicos – detentora da marca Emic – lança, durante a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (Feimafe 2015), a Série 23 Emic, uma linha mais moderna e robusta de equipamentos para ensaios mecânicos destrutivos. A novidade vem para ocupar um mercado até então liderado pela Linha DL, da Emic. “A Série 23 traz um salto tecnológico. É um produto mais moderno, com produção nacional e tecnologia Instron, o que o compatibiliza com os componentes e softwares da marca. E o mais importante: com um preço de venda surpreendente”, detalha Márcio Barbosa, coordenador de marketing da Instron Brasil.

Com a mudança, a parte produtiva dos equipamentos no Brasil passa a contar com o know-how da matriz da empresa nos Estados Unidos. A nova série tem a vantagem de ser totalmente compatível com acessórios da Instron, como os Vídeos Extensômetros, o Bio Bath – dispositivo para ensaio em solução líquida com temperatura controlada –, e com o software Bluehill. Líder mundial, o aplicativo da Instron tem interface mais moderna, com garantia de alto nível de qualidade nos ensaios, além de flexibilidade e simplicidade na geração de relatórios.

A última versão do software Bluehill, conta com uma vasta biblioteca de métodos gerais adaptados aos padrões de ensaios mais comuns. Tudo é revisado continuamente por engenheiros de aplicações da Instron e profissionais de laboratórios, a fim de atender aos requisitos mais recentes das normas do mercado, que incluem ABNT, ASTM, I.S.O., BS, E.N., DIN e JIS. “Para multinacionais com matriz no exterior, é interessante, porque padroniza os dados de ensaios, já que lá fora, se usa o Bluehill. Já para as empresas nacionais, é a oportunidade de trabalhar com o software referência mundial”, enfatiza Barbosa.

A Série 23 Emic é composta por 12 diferentes modelos de máquinas. A linha marca uma nova fase em que o nome Emic – antes uma empresa com 12 mil máquinas em operação no País – agora passa a ser uma marca da Instron Brasil, que atenderá o mercado nacional e a Argentina. A expectativa é comercializar de 150 a 180 equipamentos por ano, mesmo número que a Emic já vinha produzindo com a Linha DL. Graças a um novo sistema de gestão implantado, a produção de uma máquina pode levar apenas sete dias.

Líder em vendas, a empresa fornece cerca de 60% da produção para a indústria, com destaque para construção civil e automobilística. Os outros 40% vão para o mercado educacional, o que inclui universidades e centros de pesquisa com programas de doutorado e pós-doutorado em engenharia e resistência de materiais. As máquinas da Instron são usadas para ensaios em todos os tipos de materiais, baseados nas normas técnicas exigidas por cada mercado, sendo a ABNT (NBR) a mais comum delas no Brasil. As três principais áreas que realizam ensaios mecânicos destrutivos no país são: metais, plásticos e têxteis; mas as áreas de compósitos e biomateriais têm crescido bastante.
Para o coordenador de marketing da Instron Brasil, o momento do lançamento da nova linha não poderia ser melhor. “Com a crise econômica, as empresas estão empenhadas em se diferenciar com relação à concorrência e desenvolver novos materiais para a redução de custos, o que torna os ensaios fundamentais. A Feimafe marca o lançamento dessa série que traz um avanço ao mercado nacional”, comemora.

A Feira
Principal e mais completo evento com foco em Máquinas-Ferramenta e Controle de Qualidade da América Latina, a Feimafe congrega expositores com produtos e soluções para atender as necessidades de empresários que buscam ideias, inovações e respostas para seus negócios. Em sua 15ª edição, a feira conta com 1,4 mil marcas nacionais e internacionais expondo produtos e serviços e espera receber 70 mil visitantes, em um espaço de 85 mil m².

O evento é exclusivo e gratuito para profissionais do setor que fizerem pré-credenciamento, por meio do site oficial, ou apresentarem o convite no local do evento. A Feimafe ocorre de 18 a 23 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O horário de segunda a sexta-feira é das 10 às 19 horas. No sábado, a feira funciona das 9 às 17 horas. Informações: www.feimafe.com.br. A Instron estará localizada na Rua C estande N°399 com as máquinas da nova Série 23 disponíveis para demonstrações de ensaios.

As máquinas da Série 23 Emic atendem ensaios em diversos tipos de materiais como metais, plásticos, têxteis, biomateriais etc. Por esse motivo, podemos enviar informações mais específicas para a área de interesse de sua publicação.



  topo