Últimas Notícias - Composites

Energia eólica será a solução?

 

As dificuldades de abastecimento de água e de geração de energia pelas hidelétricas enfrentadas ao longo de 2014 tendem a se intensificar neste ano, com a constante falta de chuvas. Recentemente, apagões em determinados Estados do Brasil deixaram a população ainda mais preocupada com uma possível crise de energia, se não bastasse o medo da falta de água. Diante desse cenário, por que não pensar em uma alternativa para a produção de energia, como a energia eólica?

A energia eólica é uma opção de fonte limpa e renovável obtida por meio do vento e é uma opção para suprir a demanda de energia em regiões extremas ou como complemento da matriz energética de um país. O Brasil, é um dos países que apresenta maior potencial de energia eólica segundo o Global Wind Energy Council (grupo que congrega associações de vários países) e pode usufruir economicamente desta vantagem natural devido à inserção de energia eólica no sistema elétrico brasileiro (predominantemetne hidroelétrico). Isso contribuiria para a economia de energia, acumulando água nos reservatórios das represas e aumentando a segurança do sistema. Para se ter uma ideia da capacidade nacional, dados da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) mostram que há 140 usinas instaladas no país que produzem um total de 3.399 MW. Ao mesmo tempo, um estudo da Associação Europeia de Energia Eólica presume que o diâmetro das hélices deverá aumentar para 252 metros e seu poder será acima de 20 mil quilowatts até 2020.

Segundo Murilo Feltran, gerente de Especialidades Plásticas de Materiais de Performance da BASF para América do Sul, a energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota nunca, é amplamente distribuída e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.
Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar essencial nos dias atuais, pois ela não consome água, bem cada vez mais escasso. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de que podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessária a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões.

Pensado nisso, a  BASF desenvolve diversos produtos para a obtenção de energia eólica:

1- Ultramid

A resina de poliamida Ultramid da BASF possibilita a produção de um filme de alta resistência térmica e à perfuração, que é aplicado nos moldes utilizados no processo de infusão de resina assistida por vácuo, chamado VARTM (Vaccum Assisted Resin Transfer Moulding). O Ultramid é uma ótima opção por apresentar as características e requisitos técnicos que atendem às exigências de resistência mecânica para suportar longos ciclos do processo de VARTM e resistência térmica de até 225ºC. Atualmente, o filme desenvolvido no Brasil suporta até 175ºC, o que é suficiente para atingir uma grande gama de peças produzidas por esse processo.

2 - Tintas industriais à base de água e de solvente

Aplicadas na pintura de pás e torres das turbinas eólicas, as tintas da BASF são disponibilizadas ao mercado por meio da unidade de negócio de tintas industriais. Os produtos do portfólio são tanto à base de água como de solvente e, além de possuir as homologações técnicas globais e contar com a aprovação de empresas do ramo, como GE, Gamesa e Acciona, apresentam ganhos em produtividade e eficiência da aplicação.

3 - Baxxodur

O sistema Baxxodur é um sistema composto pela resina epóxi Baxxores e um agente endurecedor especial à base de aminas Baxxodur. Sua aplicação nesse segmento ocorre na fabricação de pás eólicas pelo processo de infusão de resina assistida por vácuo (VARTM) e a sua principal vantagem é o aumento da produtividade que ocorre devido à diminuição do ciclo de cura da peça durante o seu processamento. O produto está disponível no mercado brasileiro e aprovado pelo órgão de qualificação referência do setor (GL – Germanischer Lloyd) e por grandes montadores de rotor, como Enercon e GE.

4 - Kerdyn

Kerdyn é uma espuma PET (poli (tereftalato de etileno)) aplicada no núcleo da estrutura “sanduíche” da pá. O produto é parte integrante do portfolio de especialidades plásticas da BASF e encontra-se em processo de aprovação em diversos montadores de turbinas eólicas pelo mundo. A Kerdyn apresenta uma ótima relação custo-benefício quando comparada aos materiais convencionais devido à baixa densidade, elevadas propriedades mecânicas e baixa absorção de resina epóxi, reduzindo o custo final do compósito.

5 - Solvermol e Basonat

O Solvermol é um poliol, tipo de álcool, usado como matéria-prima para a produção de tintas de revestimento de pás e torres de energia eólica. Seu diferencial é a característica sustentável, com base em óleos naturais e ausência de solvente. Quando unido a algum produto da linha Basonat, que é composta por agentes de cura do tipo isocianato (ou seja, que tem ação reagente na fase de produção de tintas poliuretânicas), dá origem a um revestimento especial também utilizado para pintura das pás e torres.

6 - Masterflow 9000

A divisão de químicos para construção da empresa possui, em seu portfólio, a linha de grautes Masterflow 9000 para ancoragem das torres eólicas. A estrutura de uma torre eólica é de grande porte e pode ser construída tanto em terra firme como no mar. Como sofre ações do meio ambiente, é necessário  uma ancoragem extremamente resistente. Disponível para comercialização nos mercados brasileiro, chileno e peruano e certificada por órgãos europeus, a solução Masterflow 9000 absorve os estresses causados pelas ações dos ventos, sol, mar e também da carga cíclica gerada pela movimentação das pás, garantindo durabilidade da ancoragem.



  topo