Últimas Notícias - Composites

Equipe brasileira de estudantes é vice-campeã no concurso Fly Your Ideas 2015


Time da Universidade de São Paulo foi premiado com €15.000. Na edição anterior, a equipe LEVAR, também da USP, foi a grande vencedora
 
A equipe Retrolley ficou em segundo lugar na quarta edição do concurso estudantil global Fly Your Ideas, realizado pela Airbus em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A competição é bienal e visa incentivar a próxima geração de inovadores a revelar soluções para o futuro da aviação mundial.
 
Após coletar informações de diversos representantes da indústria de aviação, o time brasileiro teve uma ideia bem prática e simples de ser implementada: um sistema de redução de lixo durante o voo que otimiza o tempo gasto para coletá-lo e separá-lo após o pouso, o que torna a operação das companhias aéreas mais dinâmicas, principalmente das que operam voos de curta duração.
 
Já os integrantes do time Multifun da Universidade de Delft, Países Baixos, foram os vencedores e, além de receber o cobiçado troféu, a equipe vencedora, formada pelos estudantes Sathiskumar Anusuya Ponnusami (líder da equipe), Shashank Agrawal, Dhamotharan Veerasamy, Mohit Gupta e Ajith Moses, recebeu o primeiro prêmio de € 30.000.
 
A rodada final do concurso foi realizada no início desta semana em Hamburgo, Alemanha, onde as cinco primeiras equipes apresentaram seus projetos a um júri da Airbus composto por especialistas do setor e liderado por Charles Champion, Vice-Presidente Executivo de Engenharia da Airbus.
 
O projeto da equipe Multifun está relacionada às vibrações produzidas durante o voo. A ideia é revestir as asas da aeronave com um tecido especial que capta energia das vibrações naturais ou da flexão das asas. Fibras piezoelétricas absorvem cargas elétricas até dos menores movimentos durante o voo, armazenando a energia gerada em painéis de bateria integrados na fuselagem e utilizando-a para abastecer sistemas de voo auxiliares, como iluminação e entretenimento. Isso reduz o consumo de energia da aeronave durante o voo e poderia, até mesmo, substituir toda a fonte de energia das operações em solo.
 
A competição Fly Your Ideas é um desafio global bienal realizado pela Airbus para estudantes do mundo todo, com patrocínio da UNESCO. A iniciativa oferece aos estudantes uma oportunidade de trabalhar em parceria com uma equipe de profissionais do setor aéreo, em problemas do mundo real e aplicar a criatividade em um ambiente que estimula o aprendizado. 


Equipe Multifun da Universidade Delft de Tecnologia, vencedores do Airbus Fly Your Ideas 2015
Da esq.: Dhamotharan Veerasamy, Ajith Moses, Sathiskumar Anusuya Ponnusami, Dineshkumar Harursampath, mentor acadêmicodo Instituto Indiano de Ciência, Shashank Agrawal, Mohit Gupta

 

Equipe Retrolley da Universidade de São Paulo, segunda colocada no Airbus Fly Your Ideas 2015
Da esq. para à dir.: Fausto Mascia, mentor acadêmico da USP e o time Denise Ikuno, Lucas Otsuka, Tadeu Omae, Maki Shintate e Lucas Neumann

 

Para mais fotos do Fly Your Ideas, acesse nossa sala de imprensa:
http://www.airbus.com/presscentre/pressroom/

Notas aos Editores
Airbus Fly Your Ideas é uma competição bienal global, organizada em parceira com a UNESCO, que desafia estudantes a inovarem o futuro da aviação. Participar é uma oportunidade única para que estudantes coloquem em prática o aprendizado e as pesquisas feitas em sala de aula, ao trabalhar com uma equipe de profissionais da Airbus nos desafios do mundo real que a indústria da aviação precisa enfrentar. A competição oferece aos estudantes uma chance de aplicar sua criatividade em um ambiente de aprendizado excepcional que vai equipá-los em um mercado altamente competitivo. Os estudantes podem escolher seis temas: Eficiência, Experiência dos Passageiros, Energia, Crescimento Sustentável, Crescimento do Tráfego, Cordialidade com a Comunidade.
Principais números do Fly Your Ideas 2015:
No total, 518 equipes multidisciplinares representando 3.700 estudantes de 104 países enviaram projetos até dezembro de 2014;
100 equipes selecionadas para a segunda rodada, representando 413 estudantes de 48 nacionalidades;
45% das equipes estão baseadas na Ásia-Pacífico, 35% na Europa, 15% nas Américas;
71% das equipes são compostas por uma mistura de estudantes de diferentes nacionalidades, sexos e/ou e de formações diferentes;
Cerca de metade das equipes envolve estudantes do sexo feminino.
 
Linha do Tempo
1ª Rodada (finalizada): De 1º de setembro a 1º de dezembro de 2014 – aberta a estudantes de todo o mundo.
As equipes foram incentivadas a serem multidisciplinares ou diversificadas e a sugerirem uma ideia inovadora a respeito de um dos desafios da aviação.
2ª Rodada: 5 de janeiro a 30 de março de 2015 – somente as 100 melhores equipes continuaram.
Um mentor e especialista da Airbus é atribuído a cada equipe para ajudá-los a desenvolver melhor suas ideias.
3ª Rodada: A partir de 29 de abril de 2015 – 5 equipes finalistas
Os finalistas passam um tempo na Airbus para aperfeiçoar suas ideias e habilidades de apresentação antes de se apresentarem ao Júri de especialistas.
Concurso por vídeo: 29 de abril de 2015 a 18 de maio de 2015. Oito equipes de 13 países foram selecionadas dentre as 100 equipes da 2ª Rodada para o Concurso por Vídeo do Fly Your Ideas de 2015 da Airbus, e o vencedor foi escolhido por votação pública em http://www.airbus-fyi.com/medias/best-videos. O vencedor foi a Equipe eMeals da Universidade de Tecnologia da Geórgia, EUA. Eles receberam mais de 15.000 votos em todo o mundo. Os 5 membros da Equipe eMeals são franceses e norte-americanos. 
Final: 27 de maio de 2015
 
Edições Anteriores do Fly Your Ideas
Mais de 15.000 participantes de mais de 600 universidades de mais de 100 países já participaram.



Vencedores 2013:
Equipe Levar da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Ela considerou a sustentabilidade das pessoas que trabalham no setor e propôs um sistema de carregamento e descarga de bagagens para compartimentos de carga em aeronaves para reduzir a carga de trabalho dos funcionários que lidam com malas nos aeroportos, com uma solução de estofamento a ar inspirada por mesas de hóquei.
Vencedores de 2011: China – A Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing na China venceu com seu sistema em terra de geração de energia eólica que explora os rastros da aeronave durante a decolagem e o pouso. Xinyuan Zheng, porta-voz da equipe: “Participar do desafio Fly Your Ideas da Airbus em 2011 foi uma grande experiência para nós e ficamos orgulhosos com a vitória”

Vencedores de 2009: Austrália – A equipe multinacional ‘Coz’ da Universidade de Queensland, na Austrália, recebeu o prêmio principal em junho de 2009. Seu projeto se concentrou no uso de um composto de fibra natural pioneiro – feito de pés de mamona – em cabines de aeronaves.

Equipes finalistas de 2015:
1.     Equipe Aft Burner Reverser, Universidade Politécnica do Noroeste, China. Membros da equipe: 4 estudantes (3 homens, 1 mulher); todos chineses; 2 estudam Engenharia Aeronáutica, 2 estudam Administração/Finanças/; todos no bacharelado.
2.     Equipe Birdport, Universidade de Tóquio, Japão. Membros da equipe: 5 estudantes (todos homens); 4 japoneses, 1 tailandês; estudam Engenharia; 2 no mestrado, 3 no bacharelado.
3.     Equipe Multifun, Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda. Membros da equipe: 5 estudantes (todos homens); todos indianos; 1 estuda Engenharia Aeroespacial e 1 estuda Ciências Naturais na Índia no Instituto Indiano de Ciências, 1 estuda Ciências Naturais no Reino Unido na Universidade da Cidade de Londres, 1 estuda Ciências Naturais nos EUA no Instituto de Tecnologia da Georgia, 1 estuda Ciências Naturais na Holanda na Universidade de Tecnologia de Delft; 4 no nível PhD, 1 no mestrado.
4.     Equipe Retrolley, Universidade de São Paulo, Brasil. Membros da equipe: 5 estudantes (3 homens, 2 mulheres); todos brasileiros; estudam Engenharia (1 estudando no Reino Unido na Universidade das Artes, 1 estudando na Itália na Universidade Técnica de Milão, 3 estudando na Universidade de São Paulo, Brasil); todos no bacharelado.
5.     Equipe Bolleboos, Universidade da Cidade de Londres, Reino Unido. Membros da equipe: 3 estudantes (todas mulheres); 1 espanhola, 1 holandesa, 1 italiana; 1 estuda Administração/Finanças/Negócios e 2 estudam Engenharia  Aeroespacial no nível PhD.


  topo