Últimas Notícias - Composites

Indústria do petróleo irá retomar o seu rumo de forma sustentável, diz prefeito de Macaé


Levantamento realizado durante a tradicional Rodada de Negócios organizada pela Onip na Brasil Offshore mostrou que 91% das reuniões de negócios foram avaliadas pelas empresas âncoras– dentre elas BR Distribuidora, Delp, Expro, GE Oleo & Gas, Halliburton, Shell, Schlumberger, SOTREQ, SubSea7 e Wärtsila Brasil –  com ótima e boa expectativa de negócios para os próximos 12 meses.

"Isso mostra que, apesar do cenário complexo, de incertezas e de toda pressão que o mercado vive hoje, existe uma onda de otimismo, a percepção de melhora no médio, longo prazo, e, principalmente, mostra que a indústria nacional de petróleo – sobretudo a sua cadeia de fornecedores – quer reagir e superar a crise", afirma o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. "É preciso continuar trabalhando e investindo", reforça.

"Estamos vivendo um ciclo de ajustes causado por fatores externos, como a desvalorização do barril de petróleo no mercado mundial, a diminuição dos investimentos e de projetos no Brasil e a crise econômica do país, mas após esse período, tenho certeza que a indústria irá retomar o seu rumo de forma sustentável", afirma.

Neste ano, participaram da Rodada de Negócios 20 empresas de grande porte e 113 fornecedores. Em três dias, foram realizadas 400 reuniões de negócios. De acordo com a Onip, a expectativa de negócios é de R$ 222 milhões e 500 mil para os próximos meses.

Macaé é destino de investimentos –

O prefeito de Macaé lembra que levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Prefeitura de Macaé mostra que, em oito meses (de outubro de 2014 a maio de 2015), o município conseguiu atrair R$ 1 bilhão de investimentos em novos empreendimentos da cadeia de óleo e gás, entre instalação ou ampliação de atividades.

"Poucos municípios, no Brasil e no mundo, conseguem chegar a um resultado como este. Ainda mais em um período de crise", comemora.

Ele conta que, para dinamizar a economia do município, a Prefeitura de Macaé tem aperfeiçoado os mecanismos de retenção das empresas e trabalhado para melhorar o ambiente de negócios, visando a atração de novos investimentos, facilitando, por exemplo, o acesso das empresas interessadas em estabelecer negócios no município.

"Grandes empresas que já atuam na região querem ampliar suas bases. Outras, já demonstraram interesse em entrar no mercado", afirma.

Para o prefeito, Macaé hoje tem uma situação consolidada. "A cidade continua imbatível, buscando sua sustentabilidade e das empresas que operam na região", frisa o prefeito. "O período de bonança passou, mas a atividade ainda é lucrativa e sustenta a economia da região. O que é preciso agora é garantir competitividade para essa estrutura. É o que estamos fazendo", conclui.



  topo