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Novo projeto de canoa de epóxi com fibra de carbono vence campeonato


A Huntsman AdMat Brasil e a empresa BLK.Co desenvolveram, no final de 2014, um trabalho em conjunto que viabilizou a construção da primeira canoa polinésia modelo V6 Unlimited (para 6 remadores) planejada e construída no Brasil. A iniciativa também está em linha com o compromisso contínuo da Huntsman de disseminar a utilização de sistemas epóxi avançados em aplicações e processos que requerem alto desempenho da peça final. 

O desafio da BLK.Co foi começar um projeto do ponto zero, com linhas (para aumentar a velocidade) e soluções modernas em materiais compostos, aumentando assim, a rigidez e diminuindo o peso. Este desenvolvimento é muito diferente do que se produz hoje aqui no Brasil, que são, na grande maioria das vezes, cópias em poliéster e fibra de vidro das peças fabricadas no Havaí, com formatos tradicionais desde os anos 60.

Para este projeto, a BLK.Co  utiliza o sistema Huntsman resina Araldite LY
1564  e endurecedor Aradur 2963 , ideal para laminação hand lay-up e infusão. Este sistema é indicado para a fabricação de peças automotivas, navais e aeronáuticas, proporcionando grande desempenho quanto à resistência mecânica e é de fácil utilização. Além deste, foi utilizado o adesivo Araldite AW 106 com o endurecedor Aradur HV 953 U  para a colagem do deck sobre o casco, bancos e seus suportes. Esse sistema é indicado para colagem e reparo de peças de alto desempenho.

E para o revestimento dos moldes das pequenas partes e os insertes de entrada para os Iakos, que sofrem fricção de entrada e saída durante a montagem, o sistema utilizado é o Rengel  SW 404 com Ren HY 404, sistema epóxi que apresenta alta resistência à abrasão e boa resistência química. É indicado para gabaritos e moldes. Com estes materiais, o objetivo final era construir uma canoa com alto desempenho, utilizando fibra de carbono, sem comprometer o peso ou as propriedades mecânicas do protótipo e plug. O resultado foi a construção de uma canoa mais leve do que as canoas concorrentes, resultando em uma melhor performance, desempenho e durabilidade durante as provas.

A parceria já deu resultado: nos dias 28 de fevereiro e 1 de março a canoa competiu no “VII Desafio Volta da Ilha de Santo Amaro 2015”, no Guarujá, litoral de São Paulo, sendo 4 etapas (duas no mar e duas no rio), largando do Forte de São Tiago em Bertioga em direção a Santos por mar, retornando a Bertioga pelo canal do Porto de Santos. Esta prova somou um total de 78 km, onde a parte de mar foi intensificada por uma forte tempestade e condições extremas como nunca havia acontecido nos seis anos anteriores de competição, segundo o organizador da prova.

Porém este foi um dos melhores campos de prova para se testar a qualidade de construção da canoa havaiana. A canoa Ikaika Awiwi (nome de batismo), construída pela BLK.Co junto com a Huntsman, chegou em primeiro lugar com vantagem de 19 minutos sobre o segundo colocado, provando que todos os cálculos e materiais utilizados na construção foram uma excelente escolha e o projeto, um sucesso.



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