Últimas Notícias - Composites

AkzoNobel inaugura fábrica da Expancel no Brasil


As microesferas poliméricas passarão a ser expandidas no país para atender o mercado local e da América Latina

As microesferas Expancel, que fazem parte do portfólio da AkzoNobel, uma das principais fabricantes de especialidades químicas no mundo, reforçam sua participação no mercado brasileiro com a inauguração de uma fábrica dedicada ao negócio, localizada dentro da planta de Jundiaí (SP) da companhia. Esta tecnologia foi desenvolvida na Suécia e hoje está ganhando cada vez mais mercados em diversos países. Desenvolvidas com o objetivo de reduzir o peso dos produtos, além de agregar outras propriedades interessantes, as microesferas são utilizadas em variadas aplicações como, por exemplo, solados de calçados, bolinhas de tênis, rolhas de vinho e nas indústrias têxtil, automotiva e da construção civil.  

Atualmente, sua produção é feita exclusivamente na matriz sueca e pode ser importada na forma não expandida ou pré-expandida – a segunda, já pronta para utilização no processo de produção. “Esta é a sétima planta de expansão de microesfera Expancel na América Latina e, com ela, seremos capazes de fornecer o Expancel pré-expandido aos nossos clientes de forma muito mais rápida, o que facilita a logística, reduzindo o volume de frete em, aproximadamente, 40 vezes e, consequentemente, atenuando o impacto ambiental”. Dessa forma, contribuímos para os princípios de Sustentabilidade da AkzoNobel, lembrando que a empresa é a número 1 no Ranking do Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2014, explica Gunther Zaremba, Gerente de Marketing Expancel da AkzoNobel para América Latina.  

“Estamos muito contentes com esse importante passo que a AkzoNobel está dando no mercado brasileiro. Seremos capazes de expandir até 30 toneladas de produto por ano e reduzir em até 20% o uso de matérias-primas para nossos clientes,” exalta o executivo.


Gunther Zaremba, ao centro, com a equipe responsável pela operação da Expancel no Brasil

Sobre as aplicações
As microesferas Expancel podem ser utilizadas em solas de sapato, reduzindo seu peso; na composição de massas automotivas, colaborando para reduzir o tempo de lixamento; em explosivos na indústria de mineração, para acabamento tanto em couro sintético quanto natural e em impermeabilizantes para lajes, com a finalidade de proporcionar maior conforto térmico. Esse último, também conhecido como Cool Roof ou Teto Frio, proporciona uma redução na temperatura da superfície de um telhado, que pode chegar a 25°C em dias ensolarados, o que ainda contribui para diminuir a necessidade do uso de ar condicionado e, consequentemente, redução no consumo de energia elétrica.
 



  topo