Últimas Notícias - Composites

Aeroespacial: nova tecnologia em suportes para plataformas Bombardier diminui consumo e custos de manufatura


Colaboração resulta em primeira implantação de suportes Denroy  em aeronaves comerciais com redução de peso de pelo menos 40%

Nova tecnologia destinada a suportes hidráulicos e de combustível para as asas, caixa central e tanques de combustível de aviões podem reduzir significante peso em pelo menos 40% na comparação com os metais. A melhora da economia de combustível das aeronaves, juntamente com a diminuição de custos e de fabricação simplificada, tem sido o principal foco do fabricante de suportes Denroy Plastics. Com sede no Reino Unido, a empresa, especialista em moldagem de precisão por injeção de plásticos, desenvolveu as peças em parceria com a Bombardier e a Victrex.

Os suportes feitos em formulação de VICTREX® PEEK eletroestático dissipativo - o polímero VICTREX® PEEK-ESD™, com desempenho comprovado em ambientes agressivos, incluindo fluidos aeroespaciais - foram pela primeira vez especificados em aeronaves comerciais, como o CSeries da Bombardier, aviões Global e Learjet.

O ambicioso objetivo foi claramente definido: substituir pequenos e médios suportes usinados de alumínio e titânio com vida útil compatível à da aeronave, embora muitos deles sejam constantemente imersos em combustível. Além de desenvolver uma solução confiável, o peso e a redução de custos foram fundamentais para o sucesso. Com economia de custos e de fabricação simplificada, entre as vantagens da utilização de polímeros moldados por injeção, a nova tecnologia de suporte deverá agora ser introduzida na indústria aeronáutica.

A Denroy adotou abordagem consistente para substituir os suportes de metal por uma solução de polímero de alta performance da Victrex. “Aqui na Denroy, investimos em uma célula de fabricação dedicada unicamente à produção de suportes de PEEK. Temos desenvolvido processos de moldagem otimizada e investimos em novos equipamentos. O aconselhamento e apoio da Victrex têm sido muito valiosos na entrega de um suporte durável com peso pelo menos 40% inferior do que o design de metal", observou Jim Knowles, gerente de Vendas e Marketing da Denroy Plastics, que vê os suportes aeroespaciais PEEK como uma área de crescimento para a Denroy.

Para a Bombardier, os resultados da nova tecnologia de suporte representa significativa redução de custos de combustível e, consequentemente, contribui para beneficiar o meio ambiente por meio da menor emissão de CO2. Além disso, a economia de custos durante a manufatura pode ser conseguida devido a peças consolidadas, integração de formas e geometrias complexas, eliminação de processamento secundário (por exemplo, usinagem e pintura), bem como por meio da redução de material de refugo e tempo de produção.

 “A Victrex está empenhada em enfrentar os desafios específicos da indústria aeroespacial, tais como a redução de peso e fabricação simplificada, fornecendo uma gama de formulações de PEEK que permitem isso, incluindo o polímero VICTREX PEEK-ESD™. O histórico comprovado da Denroy na indústria automotiva lhes permitiu adaptar os seus conhecimentos e experiência para a concepção e produção de componentes aeroespaciais", diz Tim Herr, diretor da unidade de Negócios Estratégicos Aeroespaciais da Victrex. A empresa é conhecida por suas soluções à base de PAEKs especiais para uso na indústria aeroespacial e recentemente introduziu uma nova tecnologia de moldagem híbrida para suportes.

No caso dos suporte da Denroy, a fim de respeitar a liberdade de design - um recurso crítico caso os suportes fossem otimizados completamente -, a Victrex utilizou reforços especiais, que não quebram sob cisalhamento, ou seja, quando passa através da abertura restrita do galho de injeção. Isso permite que os moldes sejam produzidos em condições ótimas de moldagem sem afetar as propriedades de descargas eletrostáticas dos componentes.

O VICTREX PEEK atende a uma série de requisitos de engenharia aeroespacial incluindo rigidez, baixo coeficiente de atrito e elevada resistência ao desgaste - tudo somado à sua capacidade para resistir a ambientes químicos agressivos. O polímero à base de PEEK flui facilmente e o seu desempenho não é influenciado pelas condições de moldagem, desde que as condições de processamento recomendadas sejam rigorosamente seguidas.

 



  topo