Últimas Notícias - Composites

ACCIONA WINDPOWER INAUGURA SUA FÁBRICA DE AEROGERADORES NO BRASIL, O PRIMEIRO MERCADO EM VENDAS DE SUA TURBINA DE 3 MW



  • Fábrica localizada em Simões Filho (BA) tem capacidade de produção de 100 AW3000 por ano, podendo chegar a 200 unidades conforme a demanda, e criou 150 empregos diretos e 500 indiretos
  • Cerimônia de abertura foi presidida pelo governador da Bahia e pelo presidente mundial do Grupo Acciona

A ACCIONA Windpower (AWP), empresa do grupo ACCIONA dedicada ao desenho, fabricação e venda de aerogeradores, inaugurou hoje (13/05) a sua fábrica de montagem de aerogeradores de Simões Filho, no estado da Bahia, na qual já se produzem todas as unidades 3 MW destinadas ao mercado brasileiro.

A cerimônia foi presidida pelo governador da Bahia, Rui Costa dos Santos, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães, e o Prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar.

Pela ACCIONA, participaram da cerimônia o presidente mundial do Grupo, José Manuel Entrecanales; o CEO da Divisão de Energia, Rafael Mateo; o diretor executivo da ACCIONA Windpower (AWP), José Luis Blanco, e o diretor de AWP no Brasil, Christiano Forman.

“O evento que celebramos hoje demonstra a nossa aposta industrial no Brasil, concretizada no estado da Bahia; a nossa vocação de permanência neste mercado e a magnífica recepção que o nosso aerogerador AW3000 recebeu entre os promotores da energia eólica no País”, afirmou José Manuel Entrecanales, presidente mundial do Grupo ACCIONA, ao lembrar que o Grupo já está presente no Brasil há 20 anos, por meio de sua divisão de Infraestruturas.

Esta planta na Bahia é a quarta fábrica de montagem de aerogeradores da Acciona no mundo. 

Capacidade de 100 unidades por ano
A fábrica da ACCIONA Windpower tem capacidade de produção de 100 turbinas por ano (300 MW), com opção de ampliar a produção em até 200 turbinas por ano (600 MW), conforme a demanda. Estas turbinas se encontram dentro da maior faixa de potência das turbinas instaladas no Brasil – 3 MW –, com as maiores dimensões de rotor, – até 125 metros de diâmetro –, e são instaladas sobre torres de concreto de 100 e 120 metros. 

A planta, que ocupa um terreno de 5 mil m², com mais 7 mil m² de espaço adicional para o manejamento das turbinas, gerou 150 empregos diretos e 500 indiretos, e nela também é realizado o trabalho de produção de cubos eólicos que a ACCIONA Windpower já produzia desde 2013, em local muito próximo da planta atual.

Mais de 1.000 MW vendidos no Brasil
O lançamento da nova fábrica, cuja primeira turbina foi montada em dezembro de 2014, responde ao desempenho positivo que a turbina AW3000, de 3 MW de potência unitária, recebeu no mercado brasileiro, devido à sua adaptação às condições eólicas do País e a sua alta competitividade.

Desde que iniciou sua comercialização no Brasil, em 2012, a ACCIONA Windpower assinou contratos para 1.020 MW. Neste período, a empresa tem complementado os requisitos de nacionalização progressiva dos componentes definidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), nos padrões de FINAME, para que os promotores eólicos possam ter acesso ao financiamento em condições mais favoráveis do que as de mercado.

Atualmente há dois parques eólicos em operação no Brasil, que somam um total de 210 MW, com aerogeradores AW de 3MW: em Atlântica (120 MW), no Rio Grande do Sul, e em Areia Branca (90 MW), no Rio Grande do Norte. Estão em construção outros dois parques eólicos que usarão turbinas AW3000: em São Miguel de Gostoso, de 108 MW, e em Vila Amazonas, de 93 MW, ambos no Rio Grande do Norte.

Estão previstos para os próximos anos os projetos de Itarema I e II (207 MW), no Ceará; o de Santa Vitória do Palmar (207 MW), no Rio Grande do Norte, e o de Lagoa do Barro (195 MW), no Piauí.

Todos estes contratos foram formalizados com turbinas AW3000 de 116 e 125 metros de diâmetro de rotor, assentados em torres de concreto de 100 ou 120 metros de altura. Hoje a empresa oferece máquinas de 132 metros diâmetro de rotor e torres 137,5 metros de altura.

Fábrica de aduelas de concreto
Além da fábrica de aerogeradores agora inaugurada, a empresa dispõe de uma fábrica para produção de aduelas de concreto para torres eólicas, localizada em Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

A ACCIONA Windpower tem atualmente, no Brasil, um quadro de 288 empregados. A atividade da empresa criou ou consolidou mais de 1.000 empregos diretos e indiretos no País.

O Grupo ACCIONA está presente no Brasil desde 1996, onde emprega mais de 1.000 trabalhadores. A empresa tem desenvolvido projetos relevantes de infraestrutura, incluindo os relativos aos metrôs de São Paulo e Fortaleza; o Rodoanel Mario Covas, de São Paulo; a expansão e concessão da BR-393/RJ, no Rio de Janeiro, e a instalação de uma planta de tratamento de águas residuais e redes de coleta em São Gonçalo.

Informação corporativa
A ACCIONA Windpower desenha e fabrica aerogeradores de 3 MW e 1,5 MW de potência. Suas vendas de aerogeradores totalizam 6,5 GW de potência, em mais de 100 parques eólicos de 18 países. É uma filial da ACCIONA Energia, operadora global, líder em energias renováveis, com mais de 20 anos de experiência no setor e 10.000 MW instalados, em propriedade e para clientes. www.acciona-windpower.es

Ambas as companhias pertencem ao grupo ACCIONA, uma das principais corporações espanholas, que opera em infraestruturas, energia, água e serviços, em mais de 30 países. Seu lema “Pioneiros no desenvolvimento e sustentabilidade” reflete o seu compromisso em contribuir para o crescimento econômico, o progresso social e a proteção do entorno em todas as suas atividades, um compromisso reconhecido pela inclusão da empresa nos índices de sustentabilidade Dow Jones (DJSI) y FTSE4Good. A ACCIONA está cotada no índice Ibex-35; conta com um quadro de aproximadamente 33.000 profissionais e alcançou vendas de cerca de 6,5 milhões de euros em 2014.  

Informações à imprensa:

GPCOM Comunicação Corporativa
Fábio Aguiar – fabio@gpcom.com.br
Giovanna Picillo
+ 55 11 3129-5158
www.gpcom.com.br

 



  topo