Últimas Notícias - Composites

Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Nanotecnologia tem participação da SAMPE Brasil



Discutir os avanços tecnológicos do setor automotivo que requerem a aplicação de novos materiais e a utilização da nanotecnologia para a produção de veículos mais leves. Essa é a proposta do 6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, que será realizado dia 9 de junho, a partir das 8h, no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas (avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária), em São Paulo.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, o encontro reunirá líderes do setor para debater novas oportunidades para o mercado local, que contemplam toda a gama de materiais disponíveis entre ferrosos, não-ferrosos e poliméricos. “O setor automotivo vive uma busca incessante por inovações, então abrir os horizontes com a adoção de novos materiais se tornou regra”, avalia Marco Colosio, chairperson do evento.

Segundo o engenheiro, também há tendência na indústria de repensar as formas de aplicação. “Os aços de alta resistência estão chegando ao Brasil e serão utilizados com maior frequência. Esse é o caminho mais rápido e fácil para produzir veículos mais leves e seguros. O alumínio conquista cada vez mais espaço, mas a aplicação requer que o projeto seja repensado como um todo. Ainda há interesse na introdução de mais materiais composites”, conta Colosio.

Durante este evento, na seção de Materiais Poliméricos - Composites, Rodrigo Berardine, Gerente de Vendas e Marketing da Toho Tenax America e Presidente da SAMPE Brasil fará uma apresentação, com o tema O uso de composites avançados na aplicações automotiva. Esta seção de composites será aberta por José Marlet, Engenheiro de Desenvolvimento de Produto – Estruturas / Materiais da Embraer, que abordará os avanços em composites com aplicações em aeronaves (veja programação completa abaixo).

O encontro também discutirá a utilização da nanotecnologia como área multidisciplinar, que visa agregar inovação para o desenvolvimento de produtos mais eficientes. “A nanotecnologia ainda está escondida no Brasil por ser considerada uma técnica cara em termos de processos. Há muitas oportunidades, então queremos tornar esse conhecimento mais público para que o mercado comece a olhar para a nanotecnologia como opção prática, além de importante objeto de pesquisa”, afirma.

Programação – O simpósio está organizado em quatro painéis, seguidos de sessões de debate. Nos três primeiros – “Nanotecnologia no Setor da Mobilidade”, “Materiais Metálicos: A Inovação de Materiais Avançados na Cadeia Automotiva” e “Materiais Poliméricos/ Compósitos: A Inovação nas Rotas de Aplicações de Materiais Alternativos” –, a proposta é mostrar oportunidades no setor automotivo. O último painel, “Inovação e P&D: Oportunidade & Sucesso”, apresentará cases sobre trabalhos de pesquisa realizados com aproximação entre a indústria e a academia.

O 6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia tem como patrocinadores as empresas A2 MAC, Allied, ArcelorMittal, Benteler, CBMM, Commal, Fronius, Gestamp, MagmaSoft, Magneti Marelli, TOX, Trinseo, Trumpf, TW Metals, Usiminas e Wisco. O evento também possui o apoio do IPT.

 

6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 9 de junho de 2015, a partir das 8h.
Local: IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.


PROGRAMAÇÃO

8h15 – Abertura com Marco Colosio, chairperson do 6º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.

8h25 – PAINEL: NANOTECNOLOGIA NO SETOR DA MOBILIDADE
Palestra “Panorama Geral de Nano na Indústria Automotiva – API.nano”, com Leandro Antunes Berti, diretor executivo do API.nano. Palestra “Nanotecnologia Aplicada ao Revestimento de Fixadores – Uma Perspectiva Avançada Para Conceitos de Resistência a Corrosão”, com Flavio Mandelli Araujo, da CISER – Cia. Industrial H. Carlos Schneider. Palestra “Fluidos Inteligentes Nanoestruturados – Desenvolvimento da Nova Geração de Amortecedores Semi-Ativos com Maior Controle, Conforto e Segurança”, com Leila Cottet, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da ADNano – Advanced Nanosystems. 9h40 – Debate mediado por Alexandre Barros, diretor do Instituto SENAI de Inovação.

11h – PAINEL: MATERIAIS METÁLICOS: A INOVAÇÃO DE MATERIAIS AVANÇADOS NA CADEIA AUTOMOTIVA
Palestra “Soluções de Fixação AHSS com Materiais Leves”, com Vanderlei Bastos, consultor técnico de Aplicação da TOX. Palestra “Avanços na Aplicação de Alumínio em Carrocerias – White Application” – palestrante a confirmar. Palestra “Recentes Desenvolvimentos em Aço Twip para Aplicação Automotiva”, com Sung Il Kim e Min Gyu Je, engenheiros de Desenvolvimento da Posco. Palestra “XPF – Nova Geração de AHSS para Aplicações em Chassis/ Suspensão”, com Connor McMenamin, gerente de Contas da Tata Steel. Palestra “Construção Leve com Aplicação de Aços Avançados: Carboneto de Nióbio – Nano Partículas Geram Grandes Propriedades” com Hardy Mohrbacher, consultor da CBMM. 12h40 – Debate mediado por Jesse Paegle, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento para o Mercosul da Gestamp.

14h – PAINEL: “MATERIAIS POLIMÉRICOS/ COMPÓSITOS: A INOVAÇÃO NAS ROTAS DE APLICAÇÕES DE MATERIAIS ALTERNATIVOS”
Palestra “Avanços em Compósitos com Aplicações em Aeronaves”, com José Marlet, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Embraer. Palestra “Compósito Automotivo: Uma Alternativa Viável”, com Marco Raposo, gerente de Materiais Não Metálicos da Mercedes-Benz, e Wendel Alves, professor da UFABC (Universidade Federal do ABC). Palestra “O Uso de Compósitos Avançados na Aplicação Automotiva”, com Rodrigo Berardine, gerente de Vendas e Marketing da Toho Tenax America. Palestra “Avanços na Propriedade de Polímeros a partir de Otimizações Feitas por Simulações”, com Fabio Rola, diretor comercial da Magmasoft. 15h20 – Debate mediado por Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.

15h40 – PAINEL: “INOVAÇÃO E P&D: OPORTUNIDADE & SUCESSO”
Palestra “Conceito P&D para o Inovar-Auto”, com Carlos Sakuramoto, gerente de Tecnologia e Inovação da General Motors. Palestra “Consórcio de Montadoras para P&D Colaborativo”, com Amilton Sinatora, professor de Engenharia Mecânica da USP (Universidade de São Paulo). Palestra “Competência Local de Centros de P&D Brasileiros no Cenário Global, um Caso de Sucesso”, com Fernando Galembeck, diretor do LNNano – Laboratório Nacional de Nanotecnologia. Palestra “Tecnologia Local e Fomento Público a Disposição da Indústria Automotiva”, com Fernando Landgraf, presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 17h – Encerramento com Plinio Cabral Junior, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.



  topo