Últimas Notícias - Composites

Edra traz tecnologia de ponta para Ipeúna



Empresa, localizada no município, aplica a mais alta tecnologia para fabricação de tubos de PRFV ou GRP

A Edra está trazendo para o mercado, o que existe de mais moderno em termos de tecnologia para fabricação de tubos de PRFV ou GRP com diâmetros de 300 a 2600mm nas mais diversas classes de pressão e rigidez para atender os mercados de Saneamento, Petroquímica, Químico, Mineração, Siderurgia, Celulose, Sucroalcooleiro, Irrigação, Energia entre outros.

Desenvolvida por uma equipe de engenheiros especialistas, incluindo o Gerente de Processos, o engenheiro Licio Della Marna, da Technobell, a tecnologia de Filamento Contínuo da Edra permite trabalhar com duplo sistema de resinas e fios de fibra picotado, possibilitando variar em diversas formas a confecção do liner e da estrutura para as mais rigorosas aplicações.

Sensores eletrônicos transmitem informações constantes para a máquina, como a temperatura da resina, sílica e aditivos que são controlados e mantidos na faixa de temperatura exigida para fabricação. As matérias primas são empregadas obedecendo a criteriosos valores de memória de cálculo e controladas por sensores que equalizam e atuam em qualquer discrepância que possa ocorrer, além do diâmetro externo e espessura que também são controlados para atender as mais diversas normas de fabricação.

Para gerenciar o que a empresa classifica como ‘estados da arte’, em termos de tecnologia e processo de fabricação em PRFV, a Edra conta com o expertise do engenheiro Ricardo A. Tomazella, que é o responsável pelo gerenciamento desta tecnologia, com experiência em empresas nacionais e internacionais, sendo o responsável por comandar a fabricação de grande parte das tubulações de PRFV de pequenos e grandes diâmetros instalados no Brasil.

A tecnologia adquirida pela Edra é o que existe de mais moderno no mercado em termos de processo para fabricação de tubos PRFV e GRP. “Posso dizer que é o sonho de qualquer profissional ligado à área de compósitos. Os equipamentos de última geração, com infinitos controles de temperatura, carga e massa, nos permite ter informações online e precisas de tudo que estamos produzindo e, se necessário, intervir a qualquer momento com rapidez e eficiência. É como entregar nas mãos de um piloto de Fórmula 1, o melhor carro aliado a melhor tecnologia da temporada para pilotar”, comenta Tomazella.

Segundo o engenheiro, essa nova tecnologia traz a promessa de um produto diferenciado, com a melhor qualidade, o melhor custo-benefício e a melhor estrutura para fabricação de 300 km de tubos por ano.  “Além também, de trazer novas oportunidades a profissionais da região e contribuir para a geração de empregos”, observa o engenheiro, que é responsável pelo gerenciamento da nova planta.



  topo