Últimas Notícias - Composites

Italianos e cearenses farão estaleiro


A empresa cearense RB Aquicultura, em parceria com a italiana Dellapasqua, investirá cerca de R$ 20 milhões na construção de um estaleiro de médio porte nas margens do rio Coreaú, em Camocim. O empreendimento fabricará embarcações de fibra, de tamanhos médios entre 12 e 14 metros, para a pesca do atum.

O terreno do estaleiro já está comprado e é de posse da RB Aquicultura. A construção deve iniciar em meados de junho deste ano, mas ainda depende de liberação de licenças pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Serão produzidas 50 embarcações por ano para o mercado nacional e internacional. “O barco atual de atum consegue trazer de 10 a 12 toneladas e esses vão trazer de 12 a 20 toneladas”, diz o sócio-diretor da RB Aquicultura, Max Mapurunga.

No Brasil, são cerca de 20 mil licenças para pesca e Mapurunga acredita que pode alcançar 20% desse mercado. Ou seja, 4 mil embarcações. “O barco é feito de fibra, tem capacidade de giro a bordo, consome uma média de 20% menos combustível que outras embarcações e é ecologicamente correto”, explica. Ele acrescenta ainda que não está definida a participação de cada uma das empresas no estaleiro, mas adianta que deve ser de 50%.

Fábrica de enlatados
A RB Aquicultura também tem parceria com o grupo espanhol Crusoé Food, que possui uma fábrica de enlatados de atum no município de São Gonçalo do Amarante. A ideia é que Dellapasqua produza barcos, os comercialize e, para quem comprar e pescar no Ceará “terá a segurança de que vai ter a pesca do atum absorvida pela Crusoé”, detalha Mapurunga.

No Brasil, o foco é atingir o Norte e Nordeste. “O pescado representa cerca de 2% do PIB (Produto Interno Brito) do Estado e a gente pode dobrar esse índice. Então, nosso objetivo é transformar o Ceará em um polo atuneiro, que abastecerá a fábrica da Crusoé, que tem capacidade para 250 mil latas de sardinha por dia, e mandará matéria prima também para a Espanha”, declara.

Mapurunga diz que, apesar do investimento ser do setor privado, precisa de capacitação de mão de obra, por meio de apoio governamental. “O Ministério da Pesca e Aquicultura está dando todo apoio, mas o Governo do Estado ainda não recebeu o setor”, critica. O Estado vai entrar apenas com parte de incentivos fiscais.

Protocolos
A titular da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SDE), Nicolle Barbosa, afirma que há quatro intenções para empreendimentos voltados para a indústria da pesca no município de Camocim.

Além da Dellapasqua, seguem com intenção de instalação: fábrica de lanchas e iates de luxo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nélson Piquet; estaleiro da empresa alemã Nordic Yard com a empresa russa JSC Shipbuilding & Ship Repair Technology Center; e fábrica de rebocadores da maranhense Internacional Marítima, com empresa holandesa. (O Povo - CE)



  topo