Últimas Notícias - Composites

Lamborghini falou de leveza na construção automotiva na SAMPE Europe 2015



O Lamborghini Huracan foi o tema desta apresentação, que mostrou uma virada tecnológica da Lamborghini, desenvolvida pelo Dr. Luciano De Oto.

Em 1982, o conceito de chassis de fibra de carbono para o protótipo do Countach marcou o início da Automobili Lamborghini Composites. Com paixão por inovação, profissionalismo e trinta anos de experiência em aplicações em composites, esta empresa conseguiu alcançar excelência em design de baixo peso num dos maiores grupos automotivos da Europa. O Centro de Pesquisa de Composites Avançados (ACRC) realiza pesquisas em design de inovação e processos para elementos de fibra de carbono.

A Lamborghini é o único fabricante de automóveis que executa todas as fases internamente, desde a simulação até o reparo. A colaboração com a Universidade de Washington e a Boeing permitiram a criação do Laboratório de Estruturas de Composites Avançados (ACSL), em Seattle (EUA). O ACSL introduziu materiais e processos inovadores para a nova geração de carros. O Huracàn foi concebido, desenvolvido e testado junto com a Audi, que tem a expertise no desenvolvimento e engenharia do alumínio. Aliado ao know-how da Lamborghini em materiais composites, foi possível implementar o estado da arte da tecnologia de composites disponível no início do projeto em 2009.

Outras melhorias ao projeto Huracàn são a implementação da nova estratégia de Reparo, derivada da metodologia aeronáutica, em particular da estratégia do novo Boeing 787. A colaboração da Universidade de Washington e da Boeing levaram a uma nova metodologia de reparo em composites, introduzindo a estratégia Flying Doctors (Doutores Voadores), com o objetivo de reduzir custos e tempo, e oferecer consequentemente, um maior benefício para a satisfação do cliente.



  topo