Últimas Notícias - Composites

SAMPE Europe 2015 – Tecnologias avançadas para composites



Na segunda, dia 9 de março, foi realizada mais uma edição do SAMPE Europe, em Paris, França. Este congresso,  que aborda materiais avançados e engenharia de processos, visa apresentar diversos desenvolvimentos e questões relacionadas a vários mercados. Durante o evento, houve amplas oportunidades para a troca de ideias e exposição de experiências. O congresso consistiu de quatro blocos de temas: automotivo, produtos avançados & engenharia, energia eólica & indústria offshore, e aeroespacial.

Depois da abertura, com o presidente da SAMPE Europe, Arnt Offringa, foi a vez do Prof. Ph.D Luigi Torre, da Material Engineering Center University of Perugia, abrir a sessão Automotivo, que foi complementada por palestras de Karsten Schuffenhauer, líder do stress team da Lamborghini (Itália), Andreas Wüllner, diretor geral da SGL Automotive Carbon Fibers, e o Ph. D Akihiko Kitano, gerente geral do Automotive & Aircraft Center da Toray (Japão).

O segundo bloco, Produtos avançados & Engenharia,  foi iniciado por Dr. Leslie Jay Cohen, vice-presidente sênior, de desenvolvimento de mercado & tecnologia estratégica, da Hitco (EUA). Em seguida, apresentações  de Ralph Resnick, do Centro Nacional para a Manufatura e Maquinários de Defesa & Instituto Americano de Inovação na Manufatura de Aditivos, de Michel Glotin, diretor científico de materiais da Arkema (França) e Rogier Mandos, gerente de desenvolvimento de negócios e R&D, da Polytec Group (Áustria) concluíram as apresentações.

O bloco de Energia eólica & Indústria offshore teve a abertura com do Prof. Dr. Klaus Drechsler, do Instituto para Composites de Carbono TU München (Alemanha), sendo complementado pelas apresentações do Dr. Roel W. Schuring, vice-presidente de engenharia da LM Wind Power (Dinamarca), Rinze J. van der Schuit, CEO da Fibremax (Holanda) e Dr. Niccolo Pini, CEO da Kringlan Composites (Suíça).

O último tema, Aeroespacial, foi iniciado pelo Prof. Jyrki Vuorinen, da Tempere University of Technology (TUT). Na sequência, Guy Larnac, coordenador técnico de materiais e estruturas da Tsoem Airbus Defense & Space (França), Prof. Xiaosu Yi, do Instituto de Beijing de Materiais Aeronáuticos (China) e Alain Tropis, chefe de operações de desenvolvimento da Stelia Aerospace (Airbus Group – França).

Depois da sessão de perguntas e discussões, o encerramento foi feito por Offringa, presidente da SAMPE Europe.



  topo