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Nova solução para trens contorna problemas na transmissão de energia


Buscando oferecer à indústria ferroviária uma alternativa que contorne os altos custos de reparo da linha de transmissão, a IMI Precision Engineering trouxe para o mercado brasileiro uma solução especial para pantógrafos pneumáticos, utilizados nos sistemas de transmissão de energia em trens de passageiros. 

“O sistema pode ser facilmente adaptado aos pantógrafos em operação no Brasil e garante maior segurança e confiabilidade”, comenta Anderson Costa, Gerente de Contas da IMI Precision Engineering. “Com este tipo de solução, os trens de passageiros ficam muito menos tempo parados e evitam o alto custo com manutenção”. 

A tecnologia patenteada detecta o desgaste excessivo da sapata coletora e recua o pantógrafo suavemente através de uma válvula, que mantém constante a pressão entre a sapata coletora e a rede de transmissão, independente das variações das vias evitando danos à rede de transmissão e ao próprio pantógrafo. 

Para garantir a segurança do pantógrafo, a IMI Precision Engineering dispõe da válvula ADD (Automatic Drop Device, ou dispositivo de queda automática), uma tecnologia que protege a integridade do equipamento em caso de acidente. Ao perceber uma irregularidade na linha de transmissão ou desgaste da sapata coletora no sistema catenário, a válvula ADD recua o pantógrafo de uma maneira rápida, porém suave, evitando danos na sua queda e, consequentemente, na rede elétrica. Essa tecnologia colabora com a redução de tempo de parada durante incidentes envolvendo pantógrafos e rede aérea. 

A IMI Precision Engineering também desenvolveu um regulador de precisão, que administra a pressão entre a sapata coletora e os cabos de transmissão. Esse equipamento garante pressão exata entre os cabos e a sapata. A tecnologia é capaz de identificar qualquer variação da via, mantendo assim uma pressão de contato entre a sapata coletora e a linha de transmissão para o sistema.(Burson-Marsteller)



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