Últimas Notícias - Composites

Eucia realiza seminário sobre Composites & Sustentabilidade

SAMPE Europe 2016A Associação da Indústria Europeia de Composites (Eucia) realizou no último dia 19 de janeiro, em Bruxelas, Bélgica, um congresso para analisar o crescente papel que os materiais composites terão na criação de uma Europa mais sustentável. Membros da Comissão Europeia e de diversos setores (aeroespacial, automotivo, naval, ferroviário e construção civil participaram do evento, demonstrando o crescente uso e os benefícios destes materiais para viabilizar uma economia mais sustentável para a Europa.

“A ideia é sair de uma economia linear (extração de matérias-primas, fabricação e uso de bens, e descarte dos mesmos) para uma economia circular (materiais retornam ao ciclo produtivo em vez de serem descartados como lixo)”, disse Natalia Matting da Comissão Europeia. O modelo de economia circular adotado pela Comissão Europeia é um programa concreto e ambicioso para aprimorar a competitividade global da Europa, permitir crescimento econômico e criar novos empregos. Entretanto, após reavaliar esta proposta, que focava principalmente o gerenciamento do resíduo e metas de reciclagem, ela foi retirada em função do escopo limitado.

No início de 2015, a Comissão Europeia analisou mais amplamente os tipos de atividades que deve realizar para se colher benefícios de uma economia circular. A nova proposta de modelo econômico incorporou uma gama mais abrangente de atividades como reuso, reparo, processos industriais e novos modelos de negócios. A nova proposta espera preservar o valor dos produtos, materiais e recursos europeus na economia, pelo maior tempo possível, minimizando a geração de resíduos. Outro ponto de destaque é alavancar a economia e competitividade da Europa com novas oportunidades de negócios, além de produtos e serviços inovadores. Matting também destaca que a proteção ao meio ambiente e a manutenção da competitividade devem andar lado a lado com um futuro sustentável, mas sabe que o sucesso de se crescer com os composites exige fundamentalmente a medição do impacto destes materiais no meio ambiente.

Roberto Frassine, presidente da Eucia, explicou aos presentes sobre o inovador EcoCalculator, que permite que os membros meçam o impacto dos materiais composites sem a necessidade da Avaliação do Ciclo de Vida - ACV (em inglês, Life Cycle Assessment - LCA. Os relatórios gerados por esta ferramenta serão compatíveis com a maioria dos programas de análise disponíveis no mercado. Frassine confirmou o lançamento do EcoCalculator para o segundo trimestre de 2016.

 

 



  topo