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Resultados sólidos para a Alstom em 2015/16

  • Ano comercial recorde
  • Performance operacional bastante sólida
  • Balanço fortalecido
  • Objetivos 2020 confirmados

Entre 1º de abril de 2015 e 31 de março de 2016, a Alstom atingiu uma performance comercial recorde, com pedidos recebidos e um backlog de respectivamente €10,6 bilhões e €30,4 bilhões. Durante o mesmo período, as vendas tiveram alta de 12% (7% organicamente), somando €6,9 bilhões. O EBIT ajustado subiu para €366 milhões, 23% acima do ano passado, levando a uma margem ajustada de EBIT de 5,3%.

O lucro líquido (consolidado do Grupo) atingiu €3,0 bilhões, em função das vendas das atividades de Energia para a General Electric e após o impacto de deteriorações, principalmente na França.

A Alstom atualmente se beneficia de um balanço bastante sólido. A dívida líquida teve uma queda significativa para €0,2 bilhão em 31 de março de 2016, em comparação com €3,1 bilhões em 31 de março de 2015. O patrimônio líquido somava €3,3 bilhões em 31 de março de 2016.

Em virtude do retorno de caixa aos acionistas de €3,2 bilhões através da oferta pública de recompra de ações, a Diretoria irá propor que não haja distribuição de dividendos na próxima Assembleia Geral Anual.

 

Principais números

(em milhões de €)

2014/15

2015/16

mudança %
reportada

mudança %
orgânica

Números reais

 

 

 

 

 

Backlog de pedidos

28.394

30.363

7%

14%

 

Pedidos recebidos

10.046

10.636

6%

7%

 

Vendas

6.163

6.881

12%

7%

 

EBIT Ajustado

298

366

23%

 

 

Margem EBIT ajustada

4,8%

5,3%

 

 

 

Lucro líquido – Consolidado do Grupo

(719)

3.001

 

 

 

Fluxo de caixa livre

(429)

(2.614)

 

 

 

Caixa / (dívida) líquido

(3.143)

(203)

 

 

 

 “2015/16 é o segundo ano comercial recorde consecutivo para a Alstom, incluindo um grande projeto e-Locos na Índia e sucessos em todas as regiões e linhas de produtos. O crescimento de vendas ultrapassou as expectativas, com um crescimento orgânico médio acima de 5% nos últimos quatro anos. O EBIT ajustado teve alta de mais de 20%. O balanço é fortalecido pela transação com a General Electric. A implementação de nossa estratégia está no caminho certo, permitindo confirmar nossos objetivos 2020.”, afirmou Henri Poupart-Lafarge, Chairman & Chief Executive Officer da Alstom.

***

 Estratégia 2020 no caminho certo

A estratégia 2020 da Alstom baseia-se nos cinco pilares seguintes:

1.      Organização com foco no cliente
O Grupo confirmou sua posição de liderança, com um nível alto recorde de pedidos de €10.636 milhões registrados no ano fiscal 2015/16. Isso se compara a €10.046 milhões no mesmo período do ano passado, que incluiu um contrato de €4 bilhões na África do Sul.

A sólida performance comercial da Alstom foi notadamente impulsionada por um grande contrato para locomotivas elétricas e manutenção associada na Índia, de cerca de €3,2 bilhões. Outros sucessos comerciais foram registrados em todas as regiões, incluindo trens Pendolino com manutenção na Itália, trens regionais na Bélgica, Alemanha, França e Argélia, manutenção de locomotivas no Cazaquistão, locomotivas no Azerbaijão, sistemas de metrô no Panamá e o metrô da Índia, além de sistemas de sinalização na Índia, Hong Kong, Canadá e Reino Unido.

O backlog atingiu uma alta recorde e chegou a €30,4 bilhões em 31 de março de 2016, incluindo cerca de um terço de serviços.

 

2.      Gama completa de soluções
No ano fiscal 2015/16, as vendas totais da Alstom atingiram €6.881 milhões, uma alta de 12% (7% organicamente). Novas encomendas continuaram sólidas, acima de 1,5.

Sinalização, sistemas e serviços representaram 54% das vendas em 2015/16, em linha com o objetivo 2020 de 60%. O crescimento de vendas de sinalização de 30% foi apoiado pela integração da GE Signalling e SSL no Reino Unido, além de execuções de projetos na Espanha e França. As vendas de sistemas aumentaram 49% com o progresso do metrô de Riad na Arábia Saudita e entregas de sistemas urbanos no Brasil e Venezuela. Os serviços atingiram €1,5 bilhão em vendas, graças à execução de contratos de manutenção no Reino Unido e Suécia, além de um aumento das atividades nos EUA. As principais entregas isoladas de trens incluíram trens regionais na Europa, projetos em execução para o cliente PRASA na África do Sul e trens urbanos em Cingapura, Argentina, Índia e Argélia.

3.      Criação de valor através da inovação
A inovação é uma fonte de competitividade e diferenciação para a Alstom. A empresa espera que 30% de seus pedidos venham de produtos recém-desenvolvidos até 2020. Para atingir essa meta, o Grupo sustentou seu nível de pesquisa e desenvolvimento (excluindo capitalização e amortização) em €156 milhões, ou seja, 2,3% das vendas, no ano fiscal 2015/16. Em outubro de 2015, a Alstom foi escolhida para equipar a cidade de Nice com o Citadis X05, sua mais nova geração de VLTs e SRS, sua inovadora solução de carregamento estático baseada no solo.

4.      Excelência operacional e ambiental
Em linha com seu objetivo de impulsionar a excelência operacional, a Alstom entregou um EBIT ajustado de €366 milhões em 2015/16, comparado a €298 milhões no ano anterior, representando um aumento de 23%. A margem de EBIT ajustada foi de 5,3% para o ano fiscal 2015/16 versus 4,8% do último ano fiscal, graças a volume, mix de portfólio e ações de excelência operacional que permitiram compensar a pressão de preços e o ambiente competitivo.

Em termos de excelência ambiental, o consumo de energia deve ser reduzido em 20% para soluções e 10% para operações até 2020. Com o objetivo de melhorar constantemente a segurança no trabalho, o Grupo tem por objetivo uma taxa de frequência de lesões ocupacionais de 1 até 2020. A Alstom já reduziu seu consumo de energia para operações em 2,3% e sua taxa de frequência de lesões ocupacionais1 para 1,8 este ano. 

5.      Diversidade de pessoas com espírito empreendedor
Para refletir a base de passageiros da Alstom, a empresa tem a ambição de aumentar a diversidade, com a meta de que 25% dos cargos de Gerência ou Profissional sejam ocupados por mulheres, e 50% da gerência sênior e do grupo de talentos sejam não europeus dentro de cinco anos. Os dois objetivos estão no caminho certo. Todos os funcionários da Alstom ao redor do mundo compartilham a mesma cultura, sublinhada por sólidos valores de integridade e ética.

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Balanço sólido
Beneficiando-se das vendas das atividades de Energia para a General Electric, o lucro líquido (consolidado do Grupo) foi de €3.001 milhões para o ano fiscal 2015/16. Esse resultado incluiu deteriorações, principalmente na França.

Durante o ano fiscal 2015/16, o fluxo de caixa livre do Grupo ficou negativo em €(2.614) milhões, principalmente em decorrência do fluxo de caixa livre de atividades descontinuadas em €(1.461) milhão e o acordo de multa com o Departamento de Justiça dos EUA de cerca de €(720) milhões. O fluxo de caixa livre2 de operações de transporte foi ligeiramente positivo.

A Alstom investiu €154 milhões em capital empregado no ano fiscal 2015/16, e a necessidade contínua de reforçar sua rede, além de competências locais, devem desencadear um capex excepcional de €300 milhões nos próximos três anos.

O Grupo apresentou um caixa bruto de €2,0 bilhões no fim de março de 2016 e uma linha de crédito não utilizada de €0,4 bilhões.

Conforme o compromisso assumido, o Grupo foi totalmente desalavancado. A dívida líquida restante de €203 milhões em 31 de março de 2016 resultou de pequenas aquisições e o custo de recompra de obrigações.

O patrimônio líquido foi de €3.328 milhões em 31 de março de 2016.

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Objetivos para 2020 confirmados
Até 2020, as vendas devem crescer organicamente 5% ao ano.

A margem EBIT ajustada deve atingir cerca de 7% até 2020, impulsionada por volume, mix de portfólio e resultados de ações de excelência operacional.

Até 2020, a Alstom espera cerca de 100% de conversão de lucro líquido em fluxo de caixa livre.

 



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